A prefeitura de Caxias do Sul disponibilizou, nesta quinta-feira (5), os boletos para pagamento do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025. Neste ano, a comunidade não receberá o carnê em casa: o IPTU 2025 é totalmente digital, disponível no site www.caxias.rs.gov.br ou pelo APP Cidadão Online, disponível para download na App Store e Play Store. A modalidade digital vale tanto para a parcela única quanto para quem optar pelo parcelamento do valor.
O índice de reajuste será de 4,76%, que corresponde ao IPCA acumulado de novembro de 2023 a outubro de 2024. A reposição da inflação é obrigatória.
A prefeitura afirma que o IPTU digital gera uma economia significativa de recursos, além de estar alinhado com princípios de sustentabilidade do município.
“Sabemos que o formato online é uma adaptação para muitos contribuintes, então, sugerimos que os contribuintes se antecipem nos pagamentos e não deixem para o último dia”, recomenda o secretário da Receita, Roneide Dornelles.
Nesta edição, a cota única terá duas datas de vencimento. A primeira será em 06 de janeiro de 2025, com desconto de até 12%. Quem optar pelo segundo prazo, no dia 10 de fevereiro de 2025, ganhará 10% de desconto.
Já os contribuintes que optarem pelo parcelamento do IPTU poderão pagar o imposto em até quatro parcelas, com os seguintes vencimentos:
- 1ª parcela: dia 10 de abril de 2025
- 2ª parcela: dia 12 de maio de 2025
- 3ª parcela: dia 10 de junho de 2025
- 4ª parcela: dia 10 de julho de 2025
Além disso, a prefeitura disponibiliza um tutorial sobre como gerar a guia do IPTU online neste link. Para encontrar a inscrição cadastral do imóvel, os contribuintes podem realizar a consulta no site da prefeitura, bem como nos carnês de anos anteriores.
Contribuintes que tiverem dificuldades ou não tiverem os meios para gerar a guia de forma digital podem se dirigir ao ao Tudo Fácil, localizado no Bourbon Shopping San Pelegrino e solicitar auxílio dos atendentes.
Possibilidade de isenção para Galópolis e Vila Cristina
A prefeitura anunciou que pedirá autorização da Câmara de Vereadores para isentar o IPTU de famílias de Galópolis e Vila Cristina, localidades fortemente atingidas pelas chuvas extremas de maio de 2024. De acordo com o Executivo, a proposta será enviada ao Legislativo nos próximos dias.