![Fonte: Maria Eduarda Schiavenin | Comunicação Fonte: Maria Eduarda Schiavenin | Comunicação](https://uploads.leouve.com.br/2025/02/spYY0QMc-20250205172958.webp)
Para cobrar ações imediatas e alinhar soluções para problemas como a falta de água nos bairros, vazamentos constantes e o tratamento de esgoto, a prefeitura de Flores da Cunha reuniu-se com representantes da Corsan Aegea.
Durante o encontro, a companhia explicou que oscilações de energia elétrica queimaram caixas de comando, desregulando bombas e ocasionando falhas no abastecimento. Em resposta, o executivo municipal cobrou mais agilidade na resolução desses problemas e solicitou medidas urgentes para minimizar os impactos à comunidade. A situação reflete a ausência, ao longo de cerca de 20 anos de contrato, de um acompanhamento mais rigoroso das medidas pré-estabelecidas, o que contribuiu para desafios na manutenção e na qualidade do serviço.
Na ocasião, a Corsan Aegea informou que o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) – previsto no plano de investimentos firmado em abril do ano passado – já teve início em quatro loteamentos e que cinco Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) estão em operação no município. Além disso, a companhia comunicou que a tarifa cobrada foi suspensa.
Entre as medidas alinhadas de responsabilidade da empresa, está a substituição de equipamentos dos painéis de controle, a fim de reestabelecer as centrais de bombeamento.
A Corsan ainda mencionou ações já tomadas:
- Contrato para a modelagem hidráulica;
- Substituição de 13 macromediadores;
- Melhoria no quadro de comando em Otávio Rocha;
- Contrato de instalação de VRPs e ventosas;
- Contratação de funcionários para serviços operacionais;
- Contratação de outra retroescavadeira para serviços operacionais.
A administração municipal reforçou o compromisso com a transparência e definiu, junto à companhia, que a comunidade será previamente informada sobre qualquer intervenção que possa impactar o abastecimento ou a conta de água.
O prefeito de Flores da Cunha, César Ulian, destaca que a transparência com a comunidade é fundamental para enfrentar os desafios do abastecimento de água em Flores da Cunha. Ele reforça que a prioridade é garantir um serviço eficiente e contínuo.
“Sabemos dos transtornos causados pela falta de água e, por isso, estamos cobrando soluções imediatas da Corsan Aegea. Queremos agilidade e comprometimento para que esse problema seja resolvido o quanto antes. Seguimos firme no propósito de fiscalizar e exigir melhorias, sempre com transparência e responsabilidade”, ressalta Ulian.
Além do chefe do executivo, a reunião contou com a presença do vice-prefeito, Marcio Rech, da secretária de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Rosiane Pradella, do secretário de Obras e Serviços Públicos em exercício, Leonardo Giongo, e da presidente da Câmara de Vereadores, Silvana De Carli. Representando a Corsan Aegea, estiveram a gestora local, Ivanna Koschier, o gerente-executivo regional, Victor Planas Romani, e o responsável pelas relações institucionais, César Faccioli.
Casa Legislativa convoca audiência pública
Além disso, a Câmara de Vereadores, junto à Prefeitura, realizará uma audiência pública, com data a ser definida, para prestar esclarecimentos à comunidade sobre o funcionamento das Estações de Tratamento de Esgoto e as ações em andamento para melhorar o abastecimento de água no município.