Lombadas eletrônicas foram novamente instaladas no km 92 da ERS-122, em Flores da Cunha, na tarde desta quinta-feira (03). Os equipamentos estarão operando em fase de testes e não irão aplicar multas, segundo as explicações da assessoria da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG).
De acordo com a CSG, a ideia de momento é monitorar e analisar o tráfego dos veículos. A concessionária destaca que, nesta fase inicial, está avaliando com os fornecedores dos equipamentos e, quando os pontos de instalação das lombadas eletrônicas forem definidos pelo poder responsável, eles serão sinalizados nas rodovias.
Mais informações sobre as localizações definitivas e os limites de velocidade serão divulgadas pela própria concessionária.
No momento em que os radares estiverem autorizados para operar oficialmente como controladores de velocidade, a emissão de multas por excesso de velocidade será de responsabilidade dos órgãos públicos competentes. A CSG não possui autoridade para emitir multas.
Segundo a prefeitura de Flores da Cunha, a medida era uma solicitação antiga dos moradores da localidade, que exigiam mais segurança no momento das travessias. As lombadas, que ainda estão sendo implantadas, passarão a operar a partir das próximas semanas. A velocidade máxima permitida no km 93 será de 40 Km/h. No início de setembro, os equipamentos haviam sido instalados pela CSG, mas foram retirados dias depois.
O trecho fica entre duas curvas, foi cenário de acidentes e também é próximo a uma escola. Além disso, os moradores citam a grande circulação de veículos pesados no local, o que amplia o risco para motoristas e pedestres.