FARROUPILHA
Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM

O réu Júlio César de Souza Júnior foi condenado a 40 anos, 3 meses e 26 dias de prisão por tentar matar os policiais Jeferson Hencke, Anderson Furtado Vieira Fernandes e Everson Cristian Carmo da Silva, durante confronto após uma tentativa de assalto à loja Falcon Armas, em novembro de 2021, em Farroupilha. O julgamento ocorreu nesta quarta-feira (26), no Fórum, em sessão de Júri Popular, realizada sem a presença do acusado, que permanece foragido da Justiça.

Júnior, de 41 anos, teve como qualificadoras: atirar contra policiais (onde um deles teve sequelas), roubo, emprego de arma de fogo, restrição de liberdade da vítima, entre outros.

A intimação ao réu foi registrada por edital, conforme previsto na legislação. A defesa ficou a cargo do Defensor Público, João Teixeira Grossi de Castro Matias. A sessão do júri foi conduzida pelo juiz Enzo Carlo Di Gesu, com a atuação do promotor de justiça Stéfano Lobato Kaltbach, responsável pela acusação.

Sobre o crime

As tentativas de homicídio ocorreram em 17 de novembro de 2021, por volta das 9h15, na rua Prefeito Baumgartner, no bairro do Parque, quando os criminosos fugiam após tentarem assaltar o estabelecimento.

Durante o confronto, dois integrantes da quadrilha foram mortos pela Brigada Militar (BM) e outros dois foram presos. Um dos policiais foi atingido de raspão na cabeça por um disparo efetuado pelos assaltantes.