TRANSFORMANDO VIDAS

Projeto transforma canetas de insulina em material escolar em Farroupilha

Iniciativa, intitulada de 'Insulife', deve chegar as escolas a partir de abril

Projeto transforma canetas de insulina em material escolar em Farroupilha Projeto transforma canetas de insulina em material escolar em Farroupilha Projeto transforma canetas de insulina em material escolar em Farroupilha Projeto transforma canetas de insulina em material escolar em Farroupilha
FARROUPILHA
Foto: Divulgação

Uma iniciativa diferente está sendo desenvolvida por voluntários em Farroupilha. As canetas utilizadas por pessoas com diabetes para injetar insulina, são transformadas em canetas esferográficas. O projeto já existe em diferentes lugares do país, porém com outros nomes. No município da Serra ela foi ‘batizada’ de Insulife.

O nome surgiu da ideia de transmitir para as pessoas que a vida é agora e que a insulina é a própria vida para quem luta contra a diabetes, além de proteger o futuro das próximas gerações, através da reutilização de resíduos plásticos.

A ideia do projeto, que é sem fins lucrativos, foi sustentada por cinco amigos: Luciana Cioto (criou a ideia), Soninha Taparo (criou o nome) Antônio Carlos Forest e Rodolfo Pietta (descobriram como desmontar a caneta) e Neusa Pietta (que está como divulgadora da Insulife).

Foto: Divulgação

Desde setembro de 2024, 150 canetas foram distribuídas gratuitamente na 3ª Minirrústica e este ano, a partir de abril, a expectativa é levar também para os alunos das escolas, além da propagação de informações sobre a diabetes tipo 1.

Para quem quiser doar canetas e contribuir com o projeto, existem pontos de coleta, são eles: Clínica Veratto, Sérgio Rossi Materiais de Construção, Vino Farroupilha e Clip.