Mais um caso de furto de fiação elétrica foi registrado em Farroupilha, nesta segunda-feira (25). Desta vez, o alvo foi a Praça do Primeiro de Maio, localizada na Rua Remígio Tartarotti.
Conforme o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Diogo Rodrigues, moradores informaram que o local estaria às escuras. Uma equipe esteve no espaço e confirmou o sumiço do material. O caso já foi registrado na Delegacia de Polícia e o reparo está sendo providenciado.
Nos últimos meses, o município já teve cerca de 1.530 metros de cabos e fios de praças, parques e escadarias furtados.
Os atos criminosos resultaram em prejuízos financeiros para o Poder Público e insegurança para os locais atingidos.
Os casos aconteceram em diversos pontos, como a Estrada Henrique Antônio Galafassi, na nova escadaria da Rua Pedro Grendene, no bairro Bela Vista, no Parque da Imigração Italiana, em Nova Milano, e nas praças dos bairros Nova Vicenza, América, Imigrante, além do bairro Primeiro de Maio.
Na maioria dos casos, as caixas são danificadas para retirada da fiação de cobre. Em valores, conforme os registros, apenas nestes dois meses são R$ 13 mil de custos à prefeitura de Farroupilha. Quem tiver informações sobre os furtos ou presenciar alguma ação ilegal, pode fazer uma denúncia, totalmente anônima, pelo número 190 da Brigada Militar (BM), ou ainda na Ouvidoria Municipal, pelos telefones (54) 2131-5323 ou (54) 9 8404-5537.
Outro meio disponível é o site Fala BR, em que é possível aprimorar os serviços públicos por meio de reclamações, elogios ou sugestões e, inclusive, registrar denúncias.