Com a troca de governo no dia 1º de janeiro, não foram apenas os representantes políticos que assumiram novos cargos, mas em Farroupilha houve também a mudança em uma posição de destaque no município, a de primeira-dama.
Filha de Nivaldo Lazzari e Marisa Moraes Lazzari e irmã de Gabriel e Justine, Juliane Lazzari Tomazini nasceu em Caxias do Sul mas vive com sua família desde o nascimento em Farroupilha. Aos 35 anos, casada com o prefeito Jonas Tomazini desde 2022, ela assume a função que antes era de Ariane Feltrin (esposa do então prefeito, Fabiano Feltrin). Do relacionamento com Tomazini, é mãe de Maria Victorya e do pequeno João Victor.
Formou-se no magistério, cursou Letras e também se formou em Direito, exercendo a profissão de advogada Cível e Empresarial há mais de sete anos. Além disso, também é cofundadora, juntamente com sua irmã Justine, de um spa, onde atua na gestão financeira e no atendimento aos clientes.
Na sua jornada comunitária, além das experiências de professora, advogada e empreendedora, foi Primeira Prenda Juvenil do CTG Rancho de Gaudérios, título que faz questão de mencionar pela paixão que tem pela cultura do Rio Grande do Sul.
Em entrevista exclusiva ao Portal Leouve, ela disse quais lições pôde absorver durante o convívio que teve com Ariane ao longo dos últimos quatro anos:
“A doutora Ariane implementou o Projeto Acolher com Amor no nosso município. Nós vamos manter este projeto com o mesmo nome porque foi justamente isso que eu aprendi com, acolher a nossa comunidade com amor, essa foi a maior lição que ela me deixou e, juntamente com este projeto nós teremos as outras atividade que já foram iniciadas como o ‘Me Respeita’, que leva a comunidade farroupilhense um treinamento sobre à violência doméstica e feminina e além de implementar outras atividades que serão iniciadas ao longo do ano”, detalhou.
Ela ressaltou que o gabinete da primeira-dama participará junto ao gabinete do prefeito ao longo do mandato nas ações do município trabalhando como, ela mesmo define, “um braço do voluntariado”. A participação e comunicação das secretarias para que as necessidades sejam sanadas será algo fundamental.
Já durante coletiva de imprensa, ela detalhou como será a atuação direta junto à Administração Municipal:
“Aconselhando, assim como foi feito no governo anterior. O papel da primeira-dama é muito fundamental para ter esse olhar mais acolhedor, mais feminino, carinhoso com a comunidade. Saber como melhorar os atendimentos em primeiro lugar. Nós trazemos essa parte afetiva que o Jonas e o Dr. Thiago eles têm um olhar mais técnico e o gabinete da Primeira-Dama tem um olhar mais afetivo”, frisou.
Ela finalizou dizendo que conta com o apoio da comunidade, entidades, classe empresarial para que o maior número de pessoas possível possa ser ajudada.