
As entidades empresariais CIC, Movergs e Sindmóveis irão conjuntamente investir R$ 3 milhões para solucionar um antigo gargalo no parque de eventos de Bento Gonçalves. Este parque é administrado pela Fundaparque, que também contribuirá na instalação de cancelas na entrada e saída do parque.
O anúncio ocorreu em coletiva de imprensa, realizada na manhã desta quinta-feira (10), na sede da Movergs. Houve a presença dos presidentes das entidades que garantirão a obra com 100% de capital privado.
O objetivo é modernizar o visual e a estrutura do complexo multieventos. Isso otimizará a experiência dos usuários – especialmente durante grandes eventos como Fimma Brasil, Movelsul Brasil, ExpoBento e Fenavinho. O projeto, assinado pela arquiteta Adriana Peccin, será executado entre agosto de 2025 e janeiro de 2026.

e Laudir Piccoli (Ffundaparque) anunciaram o investimento
Com o primeiro pavilhão construído em 1967, o complexo da Fundaparque sempre recebeu melhorias. Ele é visto como referência na América Latina para eventos de grande porte. São mais de 322 mil m² de área, incluindo facilidades como heliponto, estacionamento asfaltado, internet, consumo de energia limpa, entre outras. Somente de área coberta e climatizada são cinco pavilhões que totalizam 58 mil m². Além de um visual moderno para dar boas-vindas aos visitantes.
O pórtico vai utilizar cancelas eletrônicas para oferecer mais agilidade, segurança e sinalização no acesso de automóveis. Os benefícios se estendem à comunidade que utiliza o Parque no dia a dia e nos finais de semana. O projeto tem orçamento de cerca de R$ 3 milhões. O montante retornará às entidades via participação nos lucros do estacionamento gerido pela Fundaparque. Ou seja, funciona como um adiantamento para a obra.
Novo Pórtico da Fundaparque
O presidente da Fundaparque, Laudir Piccoli, define o novo pórtico como um marco simbólico.
“É um momento histórico de união entre três entidades muito importantes para a economia e o desenvolvimento de Bento Gonçalves, tanto pela atuação em seus setores quanto pela realização de grandes eventos que movimentam diversos outros segmentos da cidade. Movergs, CIC-BG e Sindmóveis reinvestem constantemente no Parque e na sociedade, então é uma novidade que também beneficia a sociedade”, celebra.
Para Euclides Longhi, presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), o setor privado da Serra gaúcha mais uma vez dá exemplo de cooperação.
“Há cerca de 20 anos existe o sonho de oferecer à Fundaparque um pórtico mais completo, como o Parque merece. Buscamos um projeto que valoriza o visual da entrada, inclusive deixando o nome da Fundaparque em destaque, além de complementar a qualidade da estrutura que o Parque oferece. É uma satisfação muito grande participar desse momento de parceria e renovação”, destaca.
Longhi está à frente da entidade realizadora da Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil) – um dos cinco eventos mais importantes do mundo em seu segmento.
A visão do Sindmóveis
O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) utiliza o Parque de Eventos desde 1977 para realizar a Movelsul Brasil. Esta é a principal feira de móveis da América Latina. A presidente da entidade, Cíntia Weirich, vê o novo pórtico como uma conquista coletiva.
Há quase 50 anos o Sindmóveis acompanha e participa da evolução da Fundaparque, que acolhe tanto os expositores e visitantes da Movelsul quanto as pessoas da comunidade que frequentam o espaço. Não tínhamos como não participar dessa iniciativa que vai beneficiar a todos”, resume Cíntia.
O Impacto para o CIC-BG
O presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari, diz que o investimento conjunto das entidades é mais uma demonstração do compromisso de manter a estrutura sempre atualizada.
“O pórtico foi construído em 1975 e, desde então, nunca recebeu melhorias no sentido de modernização. Todo investimento, até então, sempre foi feito na ampliação dos pavilhões e em diferenciais internos. Agora, o olhar se volta para melhorar a apresentação que recebe quem chega ao Parque de Eventos”, comenta.
“Essa iniciativa faz parte de um movimento contínuo de melhoramentos aplicados ao Parque de Eventos, aprimorando a estrutura da Fundaparque que recebe tão bem as nossas maiores feiras e festas. Por isso, o CIC-BG entende que deve fazer parte dessa cotização de três entidades, comprometidas com um investimento para deixar a frente da ‘nossa casa’ mais futurista e moderna”, acrescenta o presidente do CIC-BG.