A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) recebeu nesta quarta-feira (30), dois novos equipamentos. Tratam-se de uma placa compactadora hidráulica e um rompedor hidráulico. Eles serão utilizados pelo Departamento de Construção Civil (DCC) na realização de obras na cidade.
Assim como outros itens adquiridos este ano, os dois equipamentos fazem parte de um investimento de R$ 30 milhões na renovação do maquinário, por meio de financiamento com o Badesul. São cerca de 50 veículos e equipamentos comprados para todos os setores da empresa.
A placa compactadora hidráulica pode ser acoplada a uma escavadeira, retroescavadeira ou miniescavadeira. A finalidade é compactar solo, especialmente, em terrenos inclinados e em obras de construção de estradas.
O rompedor hidráulico é um dispositivo de impacto projetado para quebrar qualquer tipo de rocha ou concreto. Ele costuma ser utilizado para demolição, desconstrução, escavação primária de rochas, quebra de rochas secundária, abertura de valas, trabalhos de fundação e corte de asfalto.
Atualmente, o departamento trabalha em obras como o asfaltamento das estradas 306, no Cerro da Glória, e 45 18 99, em São Valentim da 6ª Légua. Além disso, na recuperação e repavimentação de dezenas de ruas e avenidas de Caxias do Sul.