A segunda etapa da obra de implantação de macrodrenagem pluvial em um trecho da avenida Bruno Segalla, a Perimetral Sul, no bairro São Leopoldo, em Caxias do Sul, deve se estender por até mais 30 dias do que o previsto pela construtora licitada para o serviço. O prazo foi prorrogado até a segunda quinzena de março.
O motivo, segundo o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), é a demolição de rocha que foi encontrada no subsolo, por parte da equipe da Dalfovo Construtora. O trabalho iniciou em 22 de janeiro, com previsão inicial de um mês para a conclusão. A obra é acompanhada pelos engenheiros do Samae e da Secretaria Municipal de Obras (SMO).
Conforme o superintendente de planejamento e obras do Samae, engenheiro Leonério de Castilhos, até esta semana foram colocadas 60% das aduelas de concreto e 25% da tubulação circular, atingindo 50% do total da obra. Após esta etapa, será bloqueada a pista que atualmente está com sentido duplo de circulação, entre a avenida Salgado Filho e a rotatória com a São Leopoldo. O prazo final para conclusão de toda a macrodrenagem é junho deste ano.
O diretor-presidente do Samae, João Uez, explica que nos primeiros metros de escavação foi encontrada rocha, sendo utilizado inicialmente o rompedor. Devido à quantidade de material, o método foi alterado junto à terceirizada, sendo usado a partir de agora explosivos.
“A previsão é avançar mais duas semanas até a instalação da tubulação por 150m de extensão, até a Avenida Salgado Filho. Depois haverá os acabamentos e a repavimentação, por isso a necessidade de maior prazo”, justifica Uez.
Ficam mantidas as alterações no trânsito, sendo a principal delas o bloqueio da pista sul da Perimetral Sul, no sentido bairro-BR-116, no trecho entre o entroncamento da avenida Salgado Filho até a rótula da São Leopoldo. A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) sinalizou todo o trecho para orientar os motoristas.
O investimento total na obra é de R$ 7,4 milhões para implantação de 615m de tubos com o objetivo de solucionar o problema de alagamentos na zona sul da cidade. A perspectiva é de que a nova rede irá beneficiar mais de 30 mil moradores dos bairros São Leopoldo, Centro, Panazzolo, Exposição, Rio Branco, Kayser, Salgado Filho e São Pelegrino.