MACRODRENAGEM

Demolição de rocha prorroga atual fase da obra na Perimetral Sul de Caxias do Sul

Devido ao obstáculo, segunda etapa da macrodrenagem na avenida Bruno Segalla deve ser concluída até a metade de março

Projeto de macrodrenagem está na segunda fase em Caxias do Sul – Foto: Maria Antonia Pires/Samae
Projeto de macrodrenagem está na segunda fase em Caxias do Sul – Foto: Maria Antonia Pires/Samae

A segunda etapa da obra de implantação de macrodrenagem pluvial em um trecho da avenida Bruno Segalla, a Perimetral Sul, no bairro São Leopoldo, em Caxias do Sul, deve se estender por até mais 30 dias do que o previsto pela construtora licitada para o serviço. O prazo foi prorrogado até a segunda quinzena de março.

O motivo, segundo o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), é a demolição de rocha que foi encontrada no subsolo, por parte da equipe da Dalfovo Construtora. O trabalho iniciou em 22 de janeiro, com previsão inicial de um mês para a conclusão. A obra é acompanhada pelos engenheiros do Samae e da Secretaria Municipal de Obras (SMO).

Conforme o superintendente de planejamento e obras do Samae, engenheiro Leonério de Castilhos, até esta semana foram colocadas 60% das aduelas de concreto e 25% da tubulação circular, atingindo 50% do total da obra. Após esta etapa, será bloqueada a pista que atualmente está com sentido duplo de circulação, entre a avenida Salgado Filho e a rotatória com a São Leopoldo. O prazo final para conclusão de toda a macrodrenagem é junho deste ano. 

O diretor-presidente do Samae, João Uez, explica que nos primeiros metros de escavação foi encontrada rocha, sendo utilizado inicialmente o rompedor. Devido à quantidade de material, o método foi alterado junto à terceirizada, sendo usado a partir de agora explosivos.

“A previsão é avançar mais duas semanas até a instalação da tubulação por 150m de extensão, até a Avenida Salgado Filho. Depois haverá os acabamentos e a repavimentação, por isso a necessidade de maior prazo”, justifica Uez.

Ficam mantidas as alterações no trânsito, sendo a principal delas o bloqueio da pista sul da Perimetral Sul, no sentido bairro-BR-116, no trecho entre o entroncamento da avenida Salgado Filho até a rótula da São Leopoldo. A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) sinalizou todo o trecho para orientar os motoristas. 

O investimento total na obra é de R$ 7,4 milhões para implantação de 615m de tubos com o objetivo de solucionar o problema de alagamentos na zona sul da cidade. A perspectiva é de que a nova rede irá beneficiar mais de 30 mil moradores dos bairros São Leopoldo, Centro, Panazzolo, Exposição, Rio Branco, Kayser, Salgado Filho e São Pelegrino.