Caxias do Sul

VÍDEOS: Com 21 pontos críticos, Executivo de Caxias do Sul decreta Situação de Emergência

Além da zona urbana, Município também enfrenta dificuldade de tráfego em pelo menos seis estradas do interior

Fotos: divulgação/Prefeitura de Caxias
Fotos: divulgação/Prefeitura de Caxias

A decisão de decretar Situação de Emergência foi adotada durante uma reunião do gabinete de crise, realizada na manhã desta terça-feira (30). O motivo são os efeitos do temporal que cai em Caxias do Sul. Segundo a Defesa Civil do Estado, choveu 93% do previsto no mês em apenas um dia no município. Além disso, há a previsão de tempo instável segue até o próximo final da semana. Confira as imagens logo abaixo dos principais prejuízos na cidade.

O decreto do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) foi publicado na tarde desta terça, no Diário Oficial. O documento prevê, principalmente, atender às famílias em situação de risco. A Defesa Civil do município e a Secretaria Municipal da Habitação receberam alguns relatos de moradias com risco de desabamento nos bairros Villa Lobos, São Caetano, Eldorado, Monte Carmelo e Planalto.

Com o decreto publicado, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob direção do Gabinete do Prefeito e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social/ Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução / desobstrução e a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a direção da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

De acordo com o estabelecido nos incisos XI e XXV do artigo 5º da Constituição Federal, fica autorizado às autoridades administrativas e os agentes de defesa civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, a:

I – adentrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação; e

II – utilizar propriedades particulares, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.

Avenida Dr. Assis Mariani, próximo ao cruzamento com a Rua José Casara, no bairro São Caetano: parte do asfalto cedeu – Foto: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM

O levantamento dos estragos está sendo feito nesta terça-feira (30). Conforme a situação, as famílias serão orientadas a procurar abrigo em casa de familiares até que o tempo melhore. O decreto também permite que a gestão pública compre, de forma emergencial, telhas e lonas para amenizar a situação dos atingidos.

Desde a manhã desta terça, equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos atuam em 21 pontos críticos na área urbana atingidos pela água. Na rótula Nelson Bazei, por exemplo, por volta das 11h, máquinas trabalhavam na desobstrução de rede de drenagem e de boca-de-lobo. Já na noite desta segunda-feira (29), a Fiscalização da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade começou a sinalizar os principais pontos com buracos nas vias.

Zona rural

As estradas do interior de Caxias do Sul também sofreram estragos. Estradas estão interditadas na ponte do Rio da Mulada, na Estrada Waldemar Pante, e a Estrada José Orceni Ramos, em Criúva; a Estrada José Zanetti (queda de árvore), em Vila Seca; e a Estrada Patrício Pasquali, de Vila Seca a Fazenda Souza.

“Temos que ter serenidade e trabalhar em pontos críticos, mas principalmente cuidar das pessoas neste momento. Os piscinões estão cheios e deram vazão, prevenindo alagamentos históricos. Por isso, nossa busca por recursos para construir mais quatro em outras regiões da cidade”, salienta o prefeito Adiló.

Atendimento em Saúde

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Cristina precisou ser fechada na tarde desta terça após o arroio que passa nas proximidades subir de nível rapidamente e invadir a rua. A medida foi tomada por precaução, visto que a Unidade pode alagar. O arroio desemboca no rio Caí.

A situação será monitorada para a UBS poder ser reaberta na quinta (02) caso o nível do arroio normalize.

Atendimentos nas secretarias

Semma: Os sistemas de informática e telefônico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) estão indisponíveis devido ao temporal desta manhã. Por isso, todos os atendimentos foram suspensos na tarde desta terça. Nesse contexto, os servidores foram autorizados a fazer teletrabalho. O plantão da fiscalização segue até as 17h pelo (54) 9.9929.4992. Serviços on-line podem ser encaminhados pelo SemmaWeb (https://caxias.rs.gov.br/servicos/meio-ambiente/semmaweb). Devido ao feriado do Dia do Trabalhador na quarta, o atendimento presencial na SEMMA retorna às 10h de quinta-feira (02).

Locais de Caxias do Sul com danos (em imagens)

Moradores do bairro São Caetano registraram um buraco aberto pela forte chuva desta segunda (29) na Avenida Dr. Assis Antônio Mariani, uma das principais vias da Zona Sul.

Cascata Véu da Noiva, bairro Galópolis

Ainda na região de Galópolis

Alagamento no bairro Santos Dumont invadiu uma residência na rua Ernesto Pizamiglio.

Uma ponte em Galópolis está com danos estruturais, causando riscos a quem precisa atravessar.