Caxias do Sul

Pelo 10º ano consecutivo, Marcopolo é destaque setorial da indústria no Prêmio Exportação ADVB/RS

Com crescimento médio de 35% nas exportações para México, Austrália e África do Sul, empresa entregou mais de 2.200 unidades, no ano passado

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No ano passado, as exportações e negócios no exterior feitos pela Marcopolo representaram R$ 2,66 bilhões. Os países com maior crescimento de vendas foram  o México (981 veículos entregues), Austrália (407) e África do Sul (362). Se comparado com as exportações realizadas 2022, o volume de vendas aumentou 44,9%, 24,1% e 35,1%, respectivamente, com uma média de 34,7% para os três países.

A direção da empresa considerada como uma das principais desenvolvedoras de mobilidade do mundo, reforça a sua atuação internacional com presença em mercados estratégicos. O desempenho é justificado pela consolidação da família G8 no México, comercialização de soluções de maior valor agregado, além do reforço de presença da marca em eventos internacionais, como a Busworld Europe, um dos mais importantes eventos da indústria do ônibus do planeta, realizado ano passado na Bélgica.

A união das ações direcionadas ao mercado internacional consolidou a Marcopolo entre os destaques setoriais do 52º Prêmio Exportação ADVB/RS, na categoria indústria. A empresa recebeu a distinção Diamante por ter se destacar na categoria por 10 anos seguidos. O prêmio foi entregue na última quinta-feira (15), na Casa NTX, em Porto Alegre.

O reconhecimento, no ano em que a companhia completa 75 anos de atuação, reforça o compromisso de desenvolver negócios inovadores, com uma atuação contínua para elaborar projetos que contribuam com o avanço da mobilidade no Brasil e exterior. O foco é proporcionar a melhor experiência aos operadores, motoristas e passageiros, com conforto, segurança
e eficiência.

“Sempre buscamos novas tecnologias e metodologias que possam nos ajudar a atingir os melhores resultados. Estamos de olho no constante processo de evolução que o mundo apresenta, a fim de oferecer soluções inovadoras, alinhadas às demandas do mercado, e proporcionar a satisfação dos clientes e passageiros”, afirma José Luis Moraes Goes, diretor de Operações Internacionais e Comercial Mercado Externo da Marcopolo.

A Marcopolo também se destaca por atuar alinhada aos objetivos globais de redução das emissões de gases poluentes no setor de transporte de passageiros. Nesse sentido, a operação da Marcopolo na China está posicionada como hub de inovação e desenvolvimento
de novas tecnologias.

Em 2023, as operações internacionais da Marcopolo no exterior entregaram 2.262 unidades. O volume é 9,6% superior a 2022. A receita líquida consolidada da companhia foi de R$ 1,83 bilhão, representando um crescimento de 50,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

“O transporte de passageiros é o nosso core business e temos uma visão sustentável para expandir a atuação nos mercados em que atuamos. Seguimos a tendência mundial de sustentabilidade e investimos de forma contínua em soluções para reduzir a pegada de carbono no setor de transporte, por meio do desenvolvimento de produtos e de componentes mais eficientes do ponto de vista ambiental”, reforça Goes.