O Mutirão de Saúde do Homem, promovido neste sábado (7) em Caxias do Sul, mobilizou todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e resultou em 4.769 atendimentos. A ação anual, realizada das 8h às 17h, busca incentivar o público masculino a cuidar da saúde e prevenir doenças.
Ao todo, foram registradas 667 consultas médicas, 412 solicitações de exame de próstata/PSA e 1.909 testes rápidos de HIV, hepatites B e C e sífilis. No setor odontológico, 154 pacientes foram atendidos, totalizando 891 procedimentos realizados. Além disso, 636 doses de vacinas foram aplicadas, sendo 298 voltadas ao público infantil e adolescente, como parte da atualização do calendário vacinal.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca que homens que não participaram do mutirão podem realizar exames e consultas ao longo do ano em qualquer UBS. Para a prevenção do câncer de próstata, o recomendado é que homens a partir de 50 anos, ou a partir de 45 anos com fatores de risco, como histórico familiar ou pertencentes ao grupo racial negro, procurem os serviços para realização do exame PSA e toque retal.