A 17ª edição do Casamento Comunitário está chegando e os preparativos para o tradicional evento seguem a todo vapor. Esta é uma opção para oficializar o grande momento sem despesas, celebrando o amor e fortalecendo os laços familiares. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 1° de novembro.
O acervo do Casamento Comunitário é bem diversificado, no total são 105 vestidos de noivas, 250 ternos, cerca de 300 camisas, 300 gravatas, 400 sapatos femininos e 200 masculinos, 76 vestidos de daminhas, 300 vestidos de festa de várias cores, 150 trajes para crianças, bolsas de festa, bijuterias, echarpes e grinaldas. Nesta segunda-feira (19/08), a Rose Noivas fez a doação de seis vestidos de noiva, 15 vestidos para daminhas e 30 gravatas. Além dos noivos, as madrinhas, padrinhos e familiares também recebem roupas emprestadas.
12 casais já estão com os documentos prontos, a estimativa é de que no dia 7 de dezembro, cerca de 100 casais possam oficializar a união, na Vila Olímpica da UCS, realizando o sonho de se casar.
As noivas irão receber um buquê de flores artificiais, item importante no casamento, que envolve história e tradição. Além disso, a equipe da organização, através de voluntários, irá presentear as noivas com maquiagem e penteado, e os noivos com um corte de cabelo.
A coordenadora do Casamento Comunitário, Rojane Branco, já está há três anos à frente do evento, com empolgação ressalta que segue aguardando mais inscrições. “Agendamos, os noivos vem aqui e escolhem as roupas, depois provam e levam. Auxiliamos os casais e vivemos aquele momento junto com eles. Convivemos com os sonhos deles e também com as tristezas. Muitos chegam aqui e contam a história de vida. É muito gratificante.”
Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 1º de novembro, de segunda a sábado. As vagas são limitadas. O evento é uma realização do Poder Judiciário, da UAB, da UCS e do município de Caxias do Sul.
Locais de inscrição:
- Sede da UAB (Avenida Independência, 2516, no bairro Panazzolo), das 14h às 19h, de segunda a sexta, e das 9h às 12h, aos sábados.
- Cartórios distritais: necessário conformar horário de atendimento de cada um.
Documentação necessária:
- Solteiros: certidão de nascimento;
- Divorciados: certidão de casamento com averbação do divórcio e comprovação da situação dos bens;
- Viúvos: certidão de casamento, certidão de óbito do falecido cônjuge, cópia do formal de partilha, caso o (a) falecido (a) tenha deixado bens a inventariar;
- Menores de idade: deverão apresentar a certidão de estado civil e comparecer ao cartório junto com os pais ou responsáveis legais, ou ainda apresentar a certidão de emancipação;
- Todos: Documento com foto e CPF dos noivos e testemunhas.