A Guarda Municipal de Caxias do Sul completa, neste 16 de dezembro, seu 25º aniversário. A instituição, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), atua desde 1997 sob as premissas da proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas, redução do sofrimento e diminuição das perdas, patrulhamento preventivo, compromisso com a evolução social da comunidade, uso progressivo da força e zelo pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município.
Ao longo dos 25 anos de atuação, 263 servidores já passaram pela Guarda. Atualmente, a instituição conta com 172 servidores, incluindo a turma de 23 guardas nomeados que realizam o curso preparatório para assumir a função. A capacitação, que já está em andamento e tem conclusão prevista para abril de 2023, aborda tópicos como legislação, treinamentos operacionais e manuseio de armamento, visando a qualificação de pessoal com excelência. O secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, celebra um aniversário de avanços para a Guarda Municipal.
– Desde 2018 aguardávamos pela possibilidade de formar novos guardas. Graças ao trabalho do Município, a capacitação pôde ser realizada, e em breve a comunidade poderá contar com um aumento no efetivo de guardas municipais devidamente preparados e qualificados. Outras melhorias conquistadas, como a aquisição de câmeras de corpo e de viaturas para uso dos servidores, vêm para somar em credibilidade e transparência ao trabalho da Guarda, que já é uma referência.
2022 foi um ano de progresso também em termos de legislação. Foi instituída a Lei Complementar nº 708/2022, a qual reformula a legislação que criou a Guarda Municipal de Caxias do Sul. Garantiu-se assim a atualização de termos, atividades e atribuições, oferecendo principalmente segurança jurídica para a atuação da Guarda. Ainda, a nova Lei Municipal nº 8883/2022 formaliza no calendário do Município o dia 16 de dezembro como Dia da Guarda Municipal.
O diretor da Guarda Municipal, Alex Oliveira Kulman, destaca e parabeniza o trabalho de toda a equipe, reforçando a importância do serviço prestado à comunidade. Só em 2022, até o mês de outubro, a Guarda contabilizou mais de 88 mil ações entre operações, ações preventivas de promoção da cultura de paz junto a estudantes, fiscalização e outros. Kulman salienta ainda a realização de 150 prisões no ano por delitos relacionados ao patrimônio público, como os episódios de queima de contêineres de lixo no município – crime que além das perdas materiais, prejudica todo o processo de coleta de lixo na cidade.
– Parabéns à Guarda Municipal, que vem há 25 anos evoluindo, crescendo e mostrando uma participação cada vez maior no cenário da segurança pública de Caxias do Sul. A comunidade cada vez mais solicita e confia no apoio da instituição. Mostra disso são as mais de 20 mil ligações recebidas em nossa central em 2022.
O 25º aniversário foi comemorado com uma vasta programação. O dia 2 de dezembro foi repleto de atividades, incluindo café da manhã coletivo, campeonato de futsal e cabo de guerra integrando órgãos de segurança de diversos municípios gaúchos. A celebração culminou com jantar comemorativo realizado no Bolicho dos Piardi, junto aos Pavilhões da Festa da Uva. Anteriormente, foram realizados corrida e torneio de tiro e cabo de guerra, também em alusão ao aniversário.
O prefeito Adiló Didomenico reitera que a Guarda Municipal existe para atuar na defesa da vida e na proteção dos direitos humanos fundamentais e que se faz necessária a presença da instituição para o desenvolvimento do município. “Sempre disse e repito, que um município para se desenvolver precisa ter uma guarda bem instruída e equipada para zelar pela sua população e manter a ordem local e a nossa Guarda Municipal vem cumprindo com seu papel há 25 anos”, comentou o prefeito.