
O projeto de lei 20/2022, de autoria da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB (rainha da edição de 2010), que reconhece a Festa Nacional da Uva como manifestação da cultura do município de Caxias do Sul, entrou em primeira discussão na sessão ordinária desta terça-feira (21). O texto deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.
A Festa da Uva é uma feira e festa comunitária, realizada a cada dois anos. Inicialmente, o principal objetivo era a troca de conhecimento, para melhorias no cultivo das variedades de uvas. Com o passar dos anos, o evento começou a enaltecer a cultura italiana, o progresso da comunidade e a ligação com a terra, os costumes e as tradições. Hoje, está entre as maiores festa comunitárias do país. Valoriza a cultura e a produção agroindustrial da cidade e região.
Em diversas edições, houve momentos marcantes, como a primeira transmissão a cores da TV brasileira, que marcou a história da comunicação brasileira. De acordo com o texto, proceder ao registro da Festa Nacional da Uva como bem de natureza imaterial do município traz para a comunidade caxiense a certeza da perpetuação das suas origens e do reconhecimento por toda a magnitude da festa.
Os bens de natureza imaterial constituem no patrimônio cultural do município, por serem portadores de referência à história, à identidade e à ação dos diferentes grupos que compõem a sociedade caxiense. De acordo com a autora da matéria, o evento máximo da cidade merece preservação e apoio para que se fortaleça e se perpetue.
Fonte: Assessoria de Imprensa