Nesta sexta-feira (6), o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, encontrou prefeitos e representantes da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) na Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Gabriel destacou a necessidade de um plano de longo prazo para a recuperação do Rio Grande do Sul. “O PIB gaúcho terá uma recuperação temporária devido a transferências de renda e programas de auxílio”, afirmou.
Ele explicou que, embora os recursos emergenciais ajudem, são limitados e não promovem desenvolvimento sustentável. “Precisamos de um planejamento mais amplo e focado na infraestrutura e na qualificação do capital humano”, acrescentou.
Além disso, Gabriel apresentou investimentos estaduais, como os R$ 14 milhões para o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. Ele também comentou sobre o trabalho do Conselho do Plano Rio Grande e a importância das parcerias.
Assim, o encontro contou com a presença de Valdir Fabris, presidente da Amesne e prefeito de Guaporé; Paula Ioris, vice-prefeita de Caxias do Sul; Paulo Salerno, secretário-executivo do Conselho do Plano Rio Grande; Luciano Faustino, diretor do Daer; e outros gestores municipais.
Parceria Acadêmica
Antes da reunião, Gabriel Souza se encontrou com o reitor da UCS, Gelson Rech. Discutiram projetos conjuntos focados em mudanças climáticas. A UCS já participa do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Plano Rio Grande e colabora com o Estado.