MONITORAMENTO

Defesa Civil de Caxias do Sul alerta para previsão de ciclone extratropical no RS

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Tenente Armando da Silva, explica que a equipe monitora os volumes de chuvas desde o último domingo e os avisos hidrometeorológicos e está atenta para o acumulado previsto para sexta e sábado

Foto: Defesa Civil/Divulgação
Foto: Defesa Civil/Divulgação

A Defesa Civil de Caxias do Sul está em alerta devido ao boletim encaminhado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Estado nesta quarta-feira (5/11), informando a chegada de um ciclone extratropical, causando chuvas intensas nos próximos dias no Rio Grande do Sul.

Segundo o boletim, na sexta-feira “um sistema de baixa pressão e posterior formação de um ciclone extratropical provoca temporais acompanhados de chuva intensa, granizo grande isolado e rajadas de vento acima dos 90 km/h associadas às instabilidades, com maior intensidade na metade Norte do Estado. Os acumulados variam entre 60 e 100 mm/dia, pontualmente ultrapassando os 150 mm/dia nas Missões, Noroeste e Norte. Nas demais regiões, os volumes variam entre 10 e 50 mm/dia. As rajadas de vento variam entre 50 e 85 km/h no território gaúcho, e podem ultrapassar os 100 km/h entre o Litoral Médio e Norte. As temperaturas mínimas marcam entre 13°C e 20°C e as máximas variam entre 15°C e 24°C”.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Tenente Armando da Silva, explica que a equipe monitora os volumes de chuvas desde o último domingo e os avisos hidrometeorológicos e está atenta para o acumulado previsto para sexta e sábado. Embora a previsão de maior volume seja para outras regiões, a Defesa Civil caxiense permanece atenta.

“Felizmente, até hoje, dia 5, aquelas chuvas intensas que foram anunciadas não se concretizaram, porém ainda inspira cuidados, porque os maiores volumes de chuva, segundo o boletim que recebemos hoje, serão na sexta-feira, mais na parte da tarde, mas para as outras regiões do Rio Grande do Sul. Para a nossa região, felizmente, a região nordeste, região da Serra, as chuvas não ultrapassarão de 10 a 50 milímetros. Então, é uma informação que nos deixa um pouco mais tranquilos, porém, vamos permanecer ainda em alerta, porque isso pode mudar até o final de semana, e as chuvas, a gente já sabe que elas vão se estender também para o sábado. Esse acumulado de sexta e sábado poderá nos gerar preocupação. Já sabemos também que, para o domingo, a tendência é normalizar. A Defesa Civil permanece atenta a esses eventos, que é para poder adotar medidas preventivas e ações de resposta para proteger a comunidade”, informa.