Após 10 dias das enchentes castigarem a região do Vale do Taquari, diversos órgãos de segurança estão unidos em uma causa só: ajudar as vítimas atingidas pelas fortes chuvas. Em meio a esses órgãos, está a Cruz Vermelha de Caxias do Sul, que vem dando um show de solidariedade junto a comunidade da Serra Gaúcha.
A Cruz Vermelha, desde início das operações, está com a equipe de Gestão de Risco e Resposta a Desastre em campo, com um setor de um departamento responsável para este tipo de cenário. Nesta área, os voluntários possuem preparo avançado.
Conforme Diego Monteiro, presidente da Cruz Vermelha, o primeiro trabalho da equipe é um mapeamento com os órgãos municipais para ver qual a forma de atuação e, desde o início, a Cruz Vermelha está participando na área de organização, separação de donativos e outros itens.
“Nós, através dos voluntários, conseguimos prestar uma função de escuta, ou seja, acompanhamos as vítimas da cidade e também dos próprios voluntários que não tem o costume de atuar neste tipo de cenário“.
A função também é fazer essa – escuta – voltado para o lado emocional, onde a equipe possui um curso chamado ‘Primeiros Socorros Psicológicos’, exatamente para minimizar os danos.
Desde a última segunda-feira (11), com a retomada da estrutura com a Defesa Civil e os órgãos estaduais assumindo o comando da operação, a Cruz Vermelha passou a ser um órgão de apoio.
Diego agradeceu o nível de compreensão e comprometimento da sociedade serrana, em especial de Caxias do Sul que abraçou a causa e entendeu esse nível de solidariedade.
“A nossa comunidade é um exemplo e tem sido um modelo da maneira como as pessoas têm agido. Temos um grupo de jipeiros que estão ajudando bastante, pois esse tipo de veículo está sendo ideal para o serviço de transporte de donativos e pessoas. Todos ultrapassaram as horas que seria o ideal. Todos têm sua função e importância. Agradeço a todos os voluntários da Cruz Vermelha e a sociedade em geral. Vamos manter nossos esforços. Peço a todos que acompanhem, pois é um trabalho quase que diário“.
O presidente finalizou ressaltando a campanha de doação de roupas e alimentos que, nos três primeiros dias, já havia alcançado as metas e destacou que os donativos mais necessários no momento são fraldas para crianças e geriátricas, roupas íntimas, material de higiene pessoal, material de limpeza, botas e calçados para limpeza pesada.
A Cruz Vermelha agradece a comunidade pela solidariedade com os mais necessitados.
Você pode ajudar a Cruz Vermelha de Caxias do Sul doando qualquer valor pelo PIX – CNPJ: 08879164000142.