Caxias do Sul

Coordenadoria promove vídeos em homenagem ao Dia da Mulher Caxiense

A homenagem visa prestigiar as mulheres caxienses que atuam em diversos setores e fortalecem a cidade.

Coordenadoria promove vídeos em homenagem ao Dia da Mulher Caxiense

No dia 11 de Maio é celebrado o Dia da Mulher Caxiense, há 37 anos a data é comemorada no município. Neste ano de pandemia, a Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria Pública e Proteção Social, teve como iniciativa a promoção durante os dias 10,11 e 12 de maio a exibição de uma série de vídeos apresentando a história de oito mulheres. A homenagem visa prestigiar as mulheres caxienses que atuam em diversos setores e fortalecem a cidade.

O Dia da Mulher Caxiense foi instituído no ano de 1984, a partir de um projeto de lei da então vereadora Rachel Grazziotin, por ser neste dia o aniversário da primeira mulher a ocupar um lugar na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Ester Troian Benvenutti.

A titular da Coordenadoria, Tamyris Padilha, explica que o objetivo é homenagear todas as mulheres caxienses, representadas por esse grupo de mulheres que se destacam em suas profissões e atuações comunitárias.

Em meio à pandemia e em respeito aos protocolos sanitários, a coordenadora prezou pela homenagem na forma virtual, objetivando que todas as caxienses se sintam representadas pela história das homenageadas. São elas:

Foto por Giorgia Corsetti Torresini

Giorgia Corsetti Torresini: Médica Infectologista. Formada na Universidade de Caxias do Sul. Residência Médica em Infectologia no Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre. Médica Coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital do Círculo, em Caxias do Sul.

Cristina Rosito: Atleta, Piloto, Multicampeã Brasileira, sendo a Mulher com o maior número de vitórias no Brasil na categoria. Administradora de Empresas. Algumas de suas Conquistas: 3° Lugar na Categoria Auto Cross em Capão da Canoa (1986). Campeã Gaúcha de Fórmula Ford, Campeã Gaúcha de Marcas e Pilotos, Troféu Mulher Nota Dez, Troféu Esportista do Ano, Troféu Melhor Piloto do Ano (1988). Troféu Esportista do Ano (1991). 1° Lugar no Campeonato Gaúcho de Marcas (1995). Vice-Campeã do Campeonato Gaúcho de Turismo (1998). Campeã do Campeonato Gaúcho de Multimarcas (1999). Campeã Brasileira Ford Fiesta Feminino, 1° Lugar na Última Etapa do Campeonato Super Turismo Em Montevideo (2001). Campeã Gaúcha de Endurance 8V (2007). Campeã Brasileira de Super Motos e Revezamento da Tocha Olímpica e Caxias do Sul (2016). Atualmente atua como Coach na Mercedes Challenger.

Luciana Fedrizzi Rizzon: Natural de Caxias do Sul, graduada em Direito na Universidade de Caxias do Sul em 1993. Juíza de Direito. Cursou a Escola Superior da Magistratura da AJURIS, em Porto Alegre, em 1994. Atuou como Assessora de Desembargador no TJRS, de 1995 a 1997. Aprovada no concurso público para a Magistratura Estadual e tomou posse como Juíza de Direito do RS em setembro de 1997. Exerceu jurisdição nas Comarcas de Júlio de Castilhos, Taquara e Farroupilha. Atuou, inicialmente, na 2ª Vara Criminal, tendo assumindo a jurisdição do 2º Juizado da 6ª Vara Cível desde 2010.

Adriana Camatti: Diretora Administrativa da empresa Pisani Plásticos. Contadora, Pós-Graduada em Administração Financeira, Controladoria e Finanças.

Nilda Stecanela: Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS. Possui Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Londres. Cursou MBA em Gestão do Ensino Superior. Especialização em Gestão do Ensino na Educação Básica, Licenciatura em Ciências pela UCS e Licenciatura em Biologia pela Unisinos. Professora da Universidade de Caxias do Sul. Integra o quadro de professores aposentados da RME de Caxias do Sul. Pesquisadora de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Publicou vários livros e artigos científicos que tematizam: o cotidiano das instituições educativas; juventudes; direito à educação; e direitos humanos das mulheres.

Foto por Mileide Ramos Cândido

Mileide Ramos Cândido: Ingressou na Brigada Militar no ano de 2000. Tenente da Brigada Militar. Graduada em Direito em 2009. Pós-graduada Direito Penal e Criminologia. Coordenadora da Patrulha Maria da Penha desde 2014. Graduanda do curso de Empreendedorismo.

Maureen Kahler Bagattini: Natural de Caxias do Sul, assistente social há 36 anos, graduada em serviço Social pela UCS. Atuação como profissional na empresa Madezorzi, Clínica Professor Paulo Guedes, ingressando no ano de 2000 na Associação Literária são Boaventura- LEFAN- Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados, onde auxiliou na implantação do Serviço Social e na criação do atendimento socioassistencial. Coordenadora da LEFAN nos períodos de 2008-2010 e 2012-2016, acompanhando os projetos sociais e equipes. Presidente do CMAS no período de 2019/2020. Associada da Associação Mão Amiga desde sua fundação, desempenhando como assistente social no período de 2009 a 2016 e a partir dessa data atuando na Coordenação do Serviço de Acolhimento Institucional para Mulheres em situação de Violência até os dias atuais.

Andrea Varaschin Webber: Advogada, formada pela Universidade de Caxias do Sul, cursou especialização em Direito Processual Civil na Universidade de Caxias do Sul, especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, cursou especialização em Direito do Trabalho junto a UNISINOS, Conselheira titular da Subsecção da OAB de Caxias do Sul e Coordena a Comissão da Mulher Advogada da OAB/Caxias do Sul e líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo de Caxias do Sul.