Caxias do Sul

Convênio para castrações de cães e gatos é renovado entre a prefeitura de Caxias do Sul e UCS

Atendimento será viabilizado no hospital veterinário e por meio de mutirões. Saiba como acessar o serviço

Foto: Fabiano Provin/Divulgação
Foto: Fabiano Provin/Divulgação

As castrações de cães e gatos em Caxias do Sul ficarão mais um ano sob a responsabilidade do Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) da UCS. O convênio entre a prefeitura e a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) foi renovado até setembro de 2025 por meio de um aditivo de contrato. O investimento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) será de R$ 2,5 milhões.

Conforme a SEMMA, no período de um ano foram realizadas 6.352 castrações em cães e gatos machos e fêmeas, sendo 5.667 procedimentos no IHVET, no bairro Petrópolis; e 685 em mutirões em 20 bairros, distritos e localidades.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Daniel Caravantes, explica que o aporte financeiro foi o mesmo de 2023.

“O IHVET tem estrutura modelo em saúde animal no Brasil, por isso encaminhamos a renovação dos serviços para contemplar a comunidade”, complementa.

Como acessar o serviço

O contrato prevê castrações de cães e gatos de tutores de baixa renda ou que não tenham tutor, bem como o transporte de pequenos animais para esterilização. Por meio do termo é possível também manter a realização de exames e a internação de animais resgatados pelo Departamento de Proteção Animal da SEMMA.

Continuam sendo priorizadas as demandas protocoladas junto à secretaria, bem como os cadastros efetivados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde as fichas estão disponíveis, contemplando famílias consideradas em vulnerabilidade social. As fichas também estão disponíveis na sede da SEMMA (Rua Dom José Barea, 1.501, bairro Exposição, junto à Maesa), das 10h às 16h.

Os mutirões de castração de machos nos bairros com maior demanda também seguem ativos. Neste caso, todos os tutores são contatados para agendamento dos procedimentos na Unidade Móvel Veterinária da UCS, que posseui ambulatórios para atendimento clínico e salas cirúrgicas para cães e gatos.

A lei que permitiu o convênio foi sancionada em 2023 pelo prefeito Adiló Didomenico.