Em setembro de 2023 a Prefeitura de Caxias do Sul oficializou com a Fundação Universidade de Caxias do Sul a contratação de serviços de castração de cães e gatos de tutores de baixa renda ou que não tenham dono. Ao todo, foram realizados 2.791 procedimentos. Desde então, 408 machos foram castrados em 10 mutirões em bairros e no interior do município.
O levantamento do Departamento de Proteção Animal (DPA) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) tem como base as informações repassadas pelo Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) até a primeira quinzena de março de 2024. Os mutirões são feitos com a Unidade Móvel Veterinária da Universidade de Caxias do Sul (UCS), sempre mediante agendamento com os proprietários dos pets.
As castrações são custeadas pela Prefeitura para famílias que comprovem condição de vulnerabilidade social mediante preenchimento da ficha disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade ou na sede da SEMMA (Rua Dom José Barea, 1.501, bairro Exposição, junto à Maesa, das 10h às 16h). Após o preenchimento, os cadastros devem ser entregues nas UBSs ou na SEMMA para verificação das informações. Posteriormente, o IHVET faz contato para agendar o procedimento nos pets, seja no hospital veterinário ou num mutirão nas áreas com maior demanda (sempre feito aos sábados).
O titular da SEMMA e chefe de Gabinete interino, João Uez, informa que a Unidade Móvel Veterinária tem ambulatórios e salas cirúrgicas, sendo que as castrações no veículo ocorrem somente em machos tendo em vista o tempo de recuperação e menor complexidade cirúrgica, o que, por consequência, resulta em mais animais castrados. Os mutirões foram realizados nos bairros Santa Fé, Serrano, Fátima, Villa Lobos, Ana Rech, Belo Horizonte, Parque Oásis e Santa Corona, e nos distritos de Fazenda Souza e Vila Seca.
O próximo mutirão está previsto para ocorrer no Campos da Serra no dia 13 de abril. Uez complementa que a divulgação do serviço está sendo ampliada junto às UBSs, por meio de cartazes nos murais de comunicação; e do envio de cards junto a lideranças comunitárias. Isso porque o preenchimento e entrega das fichas com antecedência favorece o trabalho de agendamento. Tutores de cães e gatos machos dos bairros Campos da Serra, Montes Claros e Mariani, onde ocorrerão os próximos mutirões, devem solicitar nas unidades básicas ou na SEMMA a ficha cadastral e devolvê-la preenchida. No Campos da Serra a data prevista é 13 de abril; em maio, as agendas serão nos dias 4 (Montes Claros) e 18 (Mariani).
O contrato com a UCS tem validade de um ano, por meio do custeio da administração de R$ 2,5 milhões, e prevê ainda o transporte de pets de pequeno porte para esterilização cirúrgica. Por meio do convênio também foram ampliados os atendimentos e a realização de exames e da internação de animais resgatados pela SEMMA.