Consulado-Geral da Itália no RS instala serviço biométrico em Caxias do Sul

O serviço deve ser agendados no Consulado Honorário do município

Publicado por
06:13 - 02/09/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Consulado geral da Itália

O Consulado-Geral da Itália está reforçando o vínculos com a serra gaúcha. Foi instalado o serviço de coleta biométrica para emissão ou renovação de passaporte italiano em Caxias do Sul.

Inédito, o serviço entrou em operação no dia 25 de agosto e é fruto de  uma parceria entre o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre e o Consulado Honorário Italiano em Caxias do Sul. “A biometria é o início de um trabalho que estamos fazendo para fortalecer ainda mais os serviços consulares e valorizar a cidade de Caxias do Sul, que merece o melhor do nosso trabalho”, disse o Cônsul-Geral, Valerio Caruso, durante a cerimônia de inauguração da biometria.

O Consulado-Geral da Itália, através do Cônsul, expressou na ocasião da instalação do serviço a relevância  de Caxias nas relações

Cônsul Geral, Valerio Caruso. Crédito: Leandro Araujo

entre os dois países. “ A cidade merece ser mais reconhecida também na Itália, porque todo carinho e ligação que existe, aqui, com a cultura italiana é muito difícil de encontrar em outro lugar, não tem comparação com outros lugares do mundo. Tenho muita sorte em ser o Cônsul dessa comunidade e me orgulho de cada um dos nossos cidadãos, e não só por terem um passaporte, mas porque eles têm uma identidade, uma raiz, um sentimento de pertencimento a uma identidade forte e que fala da nossa história e do que será nosso futuro”, prosseguiu Caruso.

Ele destacou ainda que o serviço inédito vai atender a cerca de 30 mil cidadãos italianos da Serra. “Se alguém dissesse que esse momento chegaria um ano após eu ter assumido o Consulado, eu diria que era brincadeira. Trabalhamos muito, e isso não seria possível sem a generosidade do Consul Honorário Gelson Castellan. Não existe um trabalho como o que ele oferece à comunidade italiana de Caxias do Sul no resto do mundo, uma atuação tão generosa, providenciando uma estrutura tão sólida. É merecedor dessa gratidão e valorização”, disse.

Castellan retribuiu a gentileza afirmando o quanto especial era esse momento na trajetória do Consulado Honorário. “Essa é uma data histórica, e quero parabenizar o Cônsul pelo trabalho em prol dos italianos do Rio Grande do Sul. Acredito que nunca tivemos um Consulado tão eficiente como esse que temos hoje. Nós temos atualmente mais de mil passaportes emitidos por mês, as filas estão terminando, ressaltou Castellan elogiando Valerio Caruso.

Um dos primeiros a aproveitar o novo serviço oferecido em Caxias do Sul foi o jornalista Moacir Molon, 76 anos, reconhecendo a evolução na prestação do serviço e a celeridade que facilitará uma viagem à Itália em novembro.

QUEM PODE USUFRUIR

A biometria está disponível, inicialmente, para cidadãos italianos de até 18 anos e a partir dos 60, bem como para portadores de necessidades especiais e para quem necessita comprovada urgência na emissão do documento. O atendimento será realizado às terças e às quartas-feiras, exclusivamente a partir de agendamento prévio pelo e-mail caxiasdosul.onorario@esteri.it. Após a biometria, os dados são enviados a Porto Alegre, onde é confeccionado o passaporte, sendo posteriormente enviado aos requerentes. Cidadãos que não se enquadram nas especificações citadas devem procurar o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre para realizar a emissão ou a renovação do passaporte.

 

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp