Foto: Prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Prefeitura de Caxias do Sul

Caxias do Sul - O secretário da Saúde de Caxias do Sul, Rafael Bueno, confirmou em primeira mão durante o programa Bom Dia, Trabalhador da Rádio Viva 94.5 FM, na manhã desta quinta-feira (20), que o Centro Especializado em Saúde (CES) será transferido para um novo endereço na área central da cidade. A mudança mantém o CES no Centro, mas em outro ponto, escolhido para facilitar o acesso de quem depende do serviço.

A informação sobre o local exato ainda não foi confirmada oficialmente, mas existe expectativa de que o serviço seja transferido para o espaço do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), próximo ao atual CES.

Bueno afirmou que já assinou um contrato de privilégio para viabilizar a mudança. O imóvel, segundo ele, é totalmente coberto, possui estacionamento, acessibilidade, rampa, banheiros adequados, ar-condicionado em todas as salas e piso adaptado para atendimentos em saúde.

Segundo ele, que a prioridade é oferecer melhores condições de trabalho para médicos, enfermeiros, técnicos, equipes da farmácia e demais servidores, além da população que busca atendimento:

“Será um ambiente agradável, para que as pessoas não precisem mais ficar embaixo da chuva, do sol, ficar esperando por horas e horas numa fila para ter uma informação, para ser atendido, para marcar uma consulta”, ressaltou

Bueno ainda revelou que deseja transferir a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o novo prédio. A mudança evitaria o investimento estimado em R$ 10 milhões para construção de uma nova base, valor que poderá ser economizado e usado para auxiliar no pagamento do aluguel do complexo.

O secretário explicou ainda que o prefeito Adiló Didomenico já determinou ao secretário de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Marcus Vinicius Caberlon, que conclua, em até uma ou duas semanas, a negociação do valor do aluguel do novo complexo.

A estratégia, segundo ele, é unificar em um único endereço serviços que hoje estão espalhados por diversos prédios alugados pela Saúde, reduzindo ao máximo os custos.

Com essa centralização, a Secretaria da Saúde deve ocupar cerca de 16 mil metros quadrados do novo prédio. A proposta também prevê levar para o local outros serviços municipais que hoje pagam aluguel, o que deve otimizar espaços e gerar economia.

O secretário projetou ainda que a mudança do CES para o novo local deve começar no primeiro semestre de 2026, provavelmente em março.

Bueno também antecipou que pretende mudar o nome do CES, por considerar que o atual está “estigmatizado”. Entre as possibilidades, citou “Complexo de Saúde” ou “Complexo de Bem-Estar”.