O município de Caxias do Sul obteve um crescimento de 2,19% no Índice de Participação dos Municípios (IPM) definitivo para 2025, aumentando de 4,074734 para 4,163789. A informação foi divulgada pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria da Receita Municipal.
Esse indicador é utilizado para o rateio da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), entre os municípios gaúchos, e é calculado anualmente pela Secretaria da Fazenda do Estado, com base em diversos critérios como o Valor Adicionado Fiscal, população, área territorial, propriedades rurais, produtividade primária, Programa de Integração Tributária (PIT) e educação.
Entre as 20 maiores economias do Rio Grande do Sul, conforme o critério de Valor Adicionado Fiscal (VAF), Caxias do Sul foi um dos 13 municípios que registraram variação positiva no IPM definitivo para 2025. Além disso, o município conseguiu manter a3ª posição no ranking para a distribuição das receitas do ICMS no próximo ano.
A Secretaria da Receita Municipal estima que o aumento no IPM definitivo para 2025 represente uma receita extra de R$ 11 milhões para o município. “Este aumento no recebimento de repasses do ICMS é fundamental para a manutenção e a melhoria na prestação de serviços públicos”, comenta o secretário Roneide Dornelles.
O ICMS é uma das principais fontes de receita para Caxias do Sul, representando 21% da receita total do município.