Caxias do Sul celebra 134 anos de emancipação com bolo gigante na Praça Dante Alighieri

Cerca de 2 mil pessoas se reuniram para saborear o bolo de baunilha com recheio de chocolate e doce de leite, preparado pelos alunos e professores do curso de Gastronomia do Senac

Publicado por
14:51 - 21/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Caxias do Sul celebra 134 anos de emancipação com bolo gigante na Praça Dante Alighieri. (Foto: Ícaro de Campos)

Caxias do Sul celebra 134 anos de emancipação com bolo gigante na Praça Dante Alighieri. (Foto: Ícaro de Campos)

Na tarde de quinta-feira (20), a Praça Dante Alighieri foi palco de uma grande festa em comemoração aos 134 anos de emancipação política de Caxias do Sul. Cerca de 2 mil pessoas se reuniram para celebrar o tema “Solidariedade que abraça e reconstrói caminhos”.

O ponto alto foi o tradicional bolo de aniversário, que formava o número 134. Com 51 metros de comprimento e pesando cerca de 300 quilos, o bolo de baunilha com recheio de chocolate e doce de leite foi decorado com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul. Professores e alunos do curso de Gastronomia do Senac prepararam o doce, que fez a alegria do público.

Entre os presentes, Maria Elena Martinelli, de 69 anos, estava empolgada com a festa. “Amo Caxias! A nossa terrinha natal não tem igual!”, exclamou ela, que voltou para a cidade após morar em São Paulo por 26 anos.

Emoção não faltou durante o envento que também prestou homenagem aos voluntários que se doaram de alguma forma para auxiliar em diversas frentes de trabalho após a recente catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul. Dacir José Palestro, de 77 anos, estava acompanhado de seu neto João Palestro, de 12 anos. “Pra mim, é uma segunda família. Cresci junto com Caxias”, comentou Dacir. João, por sua vez, disse com entusiasmo: “É a melhor cidade!”.

Dacir José Palestro, 77 anos, junto do neto João Palestro, 12 anosFoto por Rodrigo Rossi

Dacir José Palestro, 77 anos, junto do neto João Palestro, 12 anos.
(Foto: Rodrigo Rossi)

Ao longo da festa, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aplicou 105 doses da vacina contra a gripe no ônibus da Cruz Vermelha e ofereceu orientações de saúde na tenda principal. A vacina contra a gripe continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), enquanto houver disponibilidade de doses. Apenas as UBSs Centenário, Vila Cristina (fechadas) e Mariani não aplicam o imunizante. As UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê aplicam em horário estendido até 20h, de segunda a sexta-feira.

*Crédito imagens: Ícaro de Campos e Cristiane Barcelos

Caxias do Sul

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp