Prefeitura de Caxias do Sul amplia horário de vacinação contra a gripe

Sete UBSs com horário estendido passarão a aplicar a vacina até as 20h

Publicado por
17:32 - 19/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Betânia Ramalho

Em uma medida para facilitar o acesso da população à vacinação contra a gripe (Influenza), a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ampliará o horário de atendimento em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a partir de segunda-feira, 20 de maio. As UBSs com horário estendido passarão a aplicar a vacina até as 20h, anteriormente disponível apenas até as 18h.

UBSs com Horário Estendido

As UBSs que terão o horário de vacinação ampliado são:

  • Cinquentenário
  • Cruzeiro
  • Desvio Rizzo
  • Eldorado
  • Esplanada
  • Reolon
  • Vila Ipê

Nas demais UBSs do município, a vacinação continuará sendo realizada das 8h às 15h, com exceção das unidades Centenário e Vila Cristina, que estão temporariamente fechadas, e Sagrada Família, que enfrenta problemas na câmara de vacinas.

Importância da Vacinação

Magda Beatris Teles, diretora técnica da Vigilância Epidemiológica, destaca que a cobertura vacinal dos grupos prioritários em Caxias do Sul atualmente é de apenas 38%. Ela enfatiza a importância da vacinação, especialmente diante do aumento de internações por Influenza em todo o Rio Grande do Sul e do cenário de pessoas abrigadas, além da chegada do período de frio.

“A ampliação do horário de vacinação é uma estratégia para que a população possa se vacinar fora do horário de trabalho, facilitando a organização pessoal. A vacina está disponível para todas as pessoas acima de seis meses de idade, com foco nos grupos prioritários, como crianças, idosos e gestantes, que são mais vulneráveis a complicações, internações e óbitos por doenças respiratórias. Convidamos a população de Caxias do Sul a procurar as unidades e atualizar o seu cartão vacinal”, explica Magda.

Campanha Nacional de Vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza continua até o dia 31 de maio. A ampliação do horário visa aumentar a adesão à campanha, proporcionando mais oportunidades para a população se vacinar e se proteger contra a gripe.

oportunidades

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp