DENÚNCIA

Câmaras de bronzeamento artificial são interditadas em Caxias do Sul

A interdição dos 19 equipamentos ocorreu nesta quarta-feira (12) em cinco locais diferentes

Câmaras de bronzeamento artificial são interditadas em Caxias do Sul Câmaras de bronzeamento artificial são interditadas em Caxias do Sul Câmaras de bronzeamento artificial são interditadas em Caxias do Sul Câmaras de bronzeamento artificial são interditadas em Caxias do Sul
Interdição de Câmara de Bronzeamento.  | Fotos: Secretaria da Saúde
Interdição de Câmara de Bronzeamento. | Fotos: Secretaria da Saúde

A Vigilância Sanitária, vinculada a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul, interditou, nesta quarta-feira (12), 19 câmaras de bronzeamento artificial. Os equipamentos estavam em cinco endereços diferentes.

A ação, motivada a partir de denúncia, ocorreu por conta dos riscos da utilização dos aparelhos, que podem causar câncer de pele devido à radiação emitida pelas lâmpadas ultravioleta (UV). As máquinas são proibidas em todo o território nacional, conforme a Resolução N° 56/2009 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conforme a Vigilância Sanitária, inclusive, não há emissão de alvará sanitário para as atividades de bronzeamento com utilização de câmaras com lâmpadas UV. Neste sentido, é importante que a população denuncie por meio dos canais de ouvidoria. São eles:

  • Alô Caxias: 156;
  • A Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde, na Rua Marechal Floriano, nº 421, térreo – bairro Centro, pelo telefone: (54) 3290.4446 (fone ou WhatsApp), ou e-mail: [email protected]; e/ou
  • Ouvidoria SES/RS: pelo telefone 0800 6450 644, WhatsApp (51) 98405-4165 ou e-mail: [email protected].

Dentre os departamentos fiscalizados e regulados pela Vigilância Sanitária estão hospitais, farmácias, consultórios médicos e odontológicos, estéticas, restaurantes, mercados, escolas infantis, entre outros. O serviço também é responsável pela liberação, renovação e novos pedidos de Alvará de Saúde, com o objetivo principal de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde.