A Black Friday é um dos eventos mais aguardados e esperados pelos consumidores e varejistas, com descontos para todos os tipos de produtos. Por isso, há três meses, o Procon Caxias do Sul monitora preços dos produtos em sites e fornecedores para não enganar os consumidores com falsos descontos.
Segundo o delegado de polícia, Augusto Cavalheiro, que atua em uma ação especial da Black Friday junto do Sindilojas Caxias, além dos roubos físicos, as movimentações digitais como Pix devem receber cuidado redobrado.
“Antes do surgimento da era digital, a nossa preocupação era exclusivamente com os crimes presenciais, com o furto, com o roubo. Agora, a partir do momento em que o telefone celular na mão de um cliente permita que ele faça transferências financeiras, esse cliente passou a ser um alvo em potencial dos criminosos, é muito importante alertar as pessoas para a segurança na realização dessas transferências”, ressalta o delegado.
Fique atento e confira as dicas para não perder as oportunidades e transformar a promoção em dor de cabeça.
1 – É sempre bom verificar se a loja é de confiança: Confira, principalmente em compras pela internet, se a empresa fornece o CNPJ, o endereço físico e os meios de contato. Pesquise a reputação da empresa antes da compra;
2 – Nas compras pela internet ou por telefone, o consumidor tem um prazo de sete dias para se arrepender, cancelar a compra e receber o seu dinheiro de volta ou trocar por outro produto: Não precisa de motivo para não querer mais o produto. É um direito do consumidor, neste prazo, devolver o produto e ter o seu dinheiro de volta na mesma forma em que fez o pagamento ou trocar por outro artigo. Mas lembre-se: esse prazo vale apenas para compras feitas fora de lojas físicas, como em sites ou por telefone;
3 – Acompanhe os preços dos produtos que deseja antes da Black Friday: Um auxílio para essa tarefa são os sites de comparação de preços, especialmente aqueles que oferecem um histórico do valor do produto. Guarde a pesquisa;
4 – O preço promocional não anula os direitos do consumidor: Os direitos relativos à troca do produto com defeito, por exemplo, permanecem mesmo que ele esteja em promoção. A loja é sempre obrigada a trocar produtos com defeito no prazo por ela estabelecido;
5 – As informações sobre preço, prazo e entrega devem estar em destaque: O consumidor tem de ter acesso a estas informações sem que seja necessário chamar um vendedor ou atendente da loja para obtê-las antes do pagamento;
6 – O consumidor deve reclamar em caso de mudança na oferta ou qualquer dificuldade no ato da compra: Se o site estiver instável ou se o preço variar durante a compra, salve as informações e faça uma reclamação à empresa. A oferta deve ser cumprida de acordo com a divulgação;
7 – Frete: Não olhe apenas o preço do produto, é necessário verificar também o preço do frete. Algumas empresas tentam compensar o desconto dos produtos abusando do valor do frete;
8 – Salve ou imprima tudo que for relacionado à compra: O consumidor deve sempre guardar a oferta, o pedido, o prazo de entrega, o comprovante de pagamento, o contrato e os anúncios publicitários relacionados ao produto que adquiriu.
Para mais informações, dúvidas, orientações, reclamações ou denúncias, os canais disponíveis são o portal do Procon Caxias do Sul (www.caxias.rs.gov.br/procon/), o telefone 151 e WhatsApp 54 9 9929.8190 (somente mensagens). O atendimento presencial é feito na Rua Visconde de Pelotas, 449, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.