OPORTUNIDADE

Agroindústrias e pecuaristas caxienses se preparam para Expointer 2025

Tradicional feira será realizada de 30 de agosto a 07 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio

A pecuária caxiense marcará presença mais uma vez no principal evento do setor do Estado. (Foto: Alexandra Baldisserotto / Gado Sindi)
A pecuária caxiense marcará presença mais uma vez no principal evento do setor do Estado. (Foto: Alexandra Baldisserotto / Gado Sindi)

A 48ª edição da Expointer, que ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro, em Esteio, contará mais uma vez com a agroindústria e pecuária caxiense, no principal evento do setor do Estado.

Ovinos da raça Hampshire Down, da Cabanha do Bugre, em Forqueta, gado Sindi do Rancho Criúva, e gado Gir Leiteiro e Girolando da Fazenda das Nogueiras, também de Criúva, representam a cidade no Parque de Exposições Assis Brasil.

O Rancho Criúva, que estreou na feira em 2022, prepara oito animais para essa edição. Já a Fazenda das Nogueiras, que participa da Expointer desde 2010, levará em torno de 25 animais. A Cabanha dos Bugres irá expor três fêmeas e um macho.

Cinco agroindústrias caxienses também estarão na Expointer deste ano: a Vinhos Seu Zé, de Vila Seca; a Cantina Bertotti, de Forqueta; a Santa Bárbara, de Parada Cristal (produz salames, copas e outros embutidos); a Dolci Ricorddi, de Santa Lúcia do Piaí (fabrica pães, biscoitos, chimias, conservas, doces e antepastos); e o Orquidário Pebi, da Terceira Légua.

Vinhos Seu Zé e Cantina Bertotti participam pela primeira vez da feira.

Pecuária

Rancho Criúva (gado bovino Sindi) – O Rancho Criúva fez sua estreia na Expointer em 2022 e já conquistou vários prêmios da raça Sindi (gado bovino zebu originário da província de Sindh, no Paquistão). Para a edição de 2025, a propriedade da família Trevisan prepara oito animais (fotos). O Rancho Criúva é pioneiro no Sindi entre os estados sulinos e vem investindo cada vez mais em melhoramento genético do rebanho.

Fazenda das Nogueiras (gado bovino Gir Leiteiro e Girolando) – O produtor José Adalmir Ribeiro do Amaral coleciona prêmios ao longo de vários anos de Expointer, feira da qual participa desde 2010. Levará em torno de 25 animais entre as raças Girolando (cruzamento do Holandês com Gir) e Gir Leiteiro (raça zebuína). A propriedade, localizada em Criúva, vem investindo cada vez mais em leilões e no melhoramento genético.

Cabanha dos Bugres (Ovinos Hampshire Down) – A propriedade vai expor três fêmeas e um macho (foto). O proprietário e responsável técnico pelo rebanho, Samuel Carnesella, tomou gosto pela criação de ovinos ainda na faculdade de Veterinária. A Cabanha fica em Forqueta e é focada na produção de reprodutores e matrizes com genética diferenciada. A raça Hampshire Down é originária do Reino Unido.

Agroindústrias

Vinhos Seu Zé – Inaugurada em novembro de 2024, a cantina colonial participa pela primeira vez da Expointer. A expectativa da produtora rural Giseli Scopel é prospectar novos clientes e fechar bons negócios, aumentando o faturamento. “Acreditamos que a Expointer será uma vitrine para nós”. Esperamos que as pessoas conheçam nossos produtos e depois voltem a comprá-los, fidelizando novos clientes”, afirma. A cantina fica no distrito de Vila Seca (foto).

Cantina Bertotti – A expectativa pela primeira Expointer é grande, na avaliação do empreendedor Irineu Bertotti. “Estamos confiantes, pois recebemos muito apoio e incentivo”, diz. A Cantina levará à feira os vinhos tinto e rosado (Bordô) e branco (corte de Lorena e Moscato Embrapa). Primeira cantina colonial de caxias, está localizada na Estrada da Uva, em Forqueta. A Cantina Bertotti se enquadrou na Lei do Vinho Colonial, legislação federal que permite ao produtor rural regularizar sua produção de forma mais simplificada. Foi inaugurada em 2024 (foto).

Agroindústria Santa Bárbara – Veterana em Esteio, a agroindústria caxiense Santa Bárbara, do produtor Paulo Melos da Silva, participa há 14 anos da feira e já conquistou vários prêmios na Expointer. O empreendimento produz salames, copas e outros embutidos. Funciona na localidade de Parada Cristal, na região de Ana Rech. A novidade para este ano é o salame com suco de limão.

Dolci Ricorddi – Inaugurada em 2022, a agroindústria Dolci Ricorddi levará à Expointer sua produção de pães, biscoitos, chimias, geleias, conservas, doces (compotas) e antepastos, entre outros produtos. Um dos destaques é o bolo de limão siciliano com cobertura de porcelana comestível (foto). O empreendimento pertence à produtora Giovana Inês Vidor e está localizado em Santa Lúcia do Piaí.

Orquidário Pebi – Participante tradicional da Expointer, o estabelecimento é sediado na Estrada do Imigrante, na Terceira Légua.