A Polícia Civil transferiu para a Comunidade de Atendimento Socioeducativo (CASE) em Caxias do Sul, nesta terça-feira (03), quatro adolescentes envolvidos em crimes ocorridos em Vacaria. Os jovens foram entregues após decretação de internação pela Justiça, devido à gravidade dos casos.
Homicídio em Vacaria
O primeiro caso refere-se à morte de um adolescente de 16 anos, assassinado com um golpe de canivete na madrugada de 15 de novembro, no bairro Kennedy. A vítima foi cercada por três jovens em motocicletas, que o perseguiram por uma quadra antes de atingi-lo nas costas. O golpe perfurou o pulmão e atingiu também o coração, resultando na morte da vítima.
A Polícia identificou os três autores, sendo dois adolescentes e um maior de idade. O caso é tratado pela Polícia como homicídio qualificado por motivo fútil e sem chance de defesa à vítima.
Tentativa de homicídio
Outro grave episódio de violência foi registrado na madrugada do último domingo (01), em frente a um estabelecimento localizado na rua Borges de Medeiros. Quatro jovens, sendo dois maiores de idade e dois adolescentes, atacaram violentamente dois rapazes. As agressões incluíram socos, pontapés e chutes na cabeça, mesmo após as vítimas estarem desacordadas. Um dos jovens foi esfaqueado seis vezes com um canivete. A Polícia Civil classificou o caso como duas tentativas de homicídio qualificado.
As agressões foram identificadas pelo sistema de videomonitoramento da Guarda Municipal (GM), que interceptou os suspeitos enquanto deixavam o local. Ambos os feridos foram levados ao Pronto Atendimento do Hospital Nossa Senhora da Oliveira. A vítima das facadas permanece internada, enquanto o outro jovem foi liberado, mas segue em monitoramento médico.
Os dois agressores maiores de idade foram autuados em flagrante e encaminhados ao presídio após a decretação da prisão preventiva. Já os adolescentes foram apreendidos e submetidos a uma audiência judicial, que determinou suas internações.
Internações e Transferências
As apreensões dos quatro adolescentes, envolvidos tanto no homicídio registrado no bairro Kennedy, quanto na tentativa de homicídio do último final de semana, foram solicitadas pela polícia e pelo Ministério Público (MP), sendo decretadas pela Juíza da Vara da Infância e Juventude.
Dois dos jovens serão transferidos de Caxias do Sul para a CASE de Uruguaiana, enquanto os outros dois seguirão para a unidade de Porto Alegre.