Como parte do plano emergencial para atender a demanda de exames de direção, o DetranRS começou na quinta-feira (03), em Caxias do Sul, a aplicação de provas práticas por uma banca de examinadores da Brigada Militar.
A equipe de policiais militares atuará durante todo o mês de novembro em Caxias, e depois atenderá Passo Fundo e Pelotas, em data ainda a ser definida. As bancas de examinadores do DetranRS seguem trabalhando normalmente, contando com o reforço da Brigada.
Plano emergencial
O DetranRS nomeou 36 policiais militares com formação de examinadores de trânsito para ampliar a oferta de provas praticas para a categoria B (carro). Os brigadianos atuarão em turno inverso ao de trabalho, sem prejudicar o patrulhamento. Cada policial pode aplicar até 25 exames por turno, totalizando uma capacidade máxima de 900 provas dia. Os militares já têm experiência como examinadores de trânsito, pois atuam no Centro de Formação de Condutores da Brigada. Outros cinco brigadianos formados na função serão nomeados na semana que vem.
No início de novembro, DetranRS fará uma reunião em Passo Fundo, envolvendo os Centros de Formação de Condutores da região e sindicatos para definir o número necessário de vagas e a estratégia para atender a demanda. “Embora atualmente 114 mil processos (Renachs) estejam aptos a realização de prova prática, a demanda real precisa ser avaliada de perto. Muitos candidatos estão realizando mais aulas, se preparando melhor, ou simplesmente desistiram. Levantamento da Autarquia aponta que pelo menos 50 mil candidatos não tiveram nenhuma movimentação no processo nos últimos meses (sem realizar aulas, nem provas)”, explica o diretor técnico da autarquia Fábio Pinheiro dos Santos.
Com informações do Detran RS