Bento Gonçalves

Carreata solidária de Bento Gonçalves leva toneladas de doações ao Vale do Taquari

Grupo solidário Pé Na Lama entregou, neste domingo (9), água, alimentos, roupas e cobertores para população de 15 municípios atingidos pelas enchentes

Mais de 200 pessoas em mais de 100 veículos, participaram da Carreata Solidária.
Mais de 200 pessoas em mais de 100 veículos, participaram da Carreata Solidária. (Foto: Juliano Baruffi Lourenço)


Em mais uma ação solidária às vítimas das enchentes de maio no RS, o grupo Pé Na Lama, de Bento Gonçalves, reuniu mais de 200 pessoas em mais de 100 veículos, ente pick-ups, camionetes, caminhões e utilitários, na manhã deste domingo (9), para levar doações a comunidades do Vale do Taquari.

A ação, batizada de Carreata Solidária, começou a mobilizar voluntários antes do Sol raiar na Serra Gaúcha. Os primeiros organizadores já se concentravam nas dependências da Fundaparque por volta das 6h. Veículos oficiais e particulares foram carregados com mantimentos, dos mais diversos tipos, de água potável até roupas, cobertores e alimentos. O comboio deixou o Pavilhão E do Parque de Eventos por volta das 9h. O destino foram diversos municípios do Vale do Taquari. Antes da saída de Bento Gonçalves, a carreata percorreu algumas das principais ruas da cidade.

Segundo a arquiteta e uma das organizadora do grupo de ação solidária Caroline Josende, toneladas de mantimentos foram carregados e serão entregues aos mais necessitados. “Passaremos por cidades como Estrela, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Muçum, Roca Sales, Bom Retiro, Taquari e Triunfo. Serão mais de 15 cidades que receberão mantimentos. Vamos também a algumas do Vale do Caí, como São Sebastião do Cai, e depois Canoas”, antecipou.

Entregas à domicílio

Um dos organizadores do Pé Na Lama, Edson Rigo, explica que cada veículo saiu de Bento com kit de higiene pessoal, produtos de limpeza, cesta básica, fraldas, cobertas e frutas. “Temos o intuito de passar casa por casa e destinar as doações a quem realmente precisa. A gente está levando mantimentos para entregas à domicílio, e não para levar para outros depósitos”, destaca.

Para o advogado e voluntário Leonardo Zortéa, o sentimento é de satisfação pela oportunidade de ajudar quem precisa. “Temos que agradecer em ter ferramentas e disposição para poder ajudar os outros. A gente não consegue ficar em casa esperando que as coisas aconteçam, então isso nos leva a juntar todas essas pessoas para fazer a diferença”, descreve.

Criado em 4 de setembro de 2023, o grupo Pé Na Lama ajuda os atingidos pelas enchentes que varreram o Vale do Taquari. Estes voluntários foram os primeiros a chegarem em Roca Sales. O cenário era de guerra. Na ocasião, se instalaram em um posto de gasolina abandonado, montaram uma cozinha industrial e começaram a produzir e entregar marmitas para a comunidade.

O Pé na Lama aceita doações via PIX (chave CPF 007.337.740- 67 – Caroline Josende). O contato com o grupo pode ser realizado pelo telefone (54) 99944-9227. Nas redes sociais, o projeto é encontrado pelo @penalama2023.

Foto: Jonathan Zanotto e Juliano Baruffi Lourenço