A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMAM) de Bento Gonçalves realizou, com apoio do setor de Fiscalização, o resgate de três animais silvestres na última semana. Os casos envolveram um filhote de coruja, um filhote de capivara e um bugio, que foram encaminhados para reabilitação e tratamento adequado.
O filhote de coruja foi localizado no bairro Progresso e encaminhado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), onde passará por reabilitação antes de ser devolvido ao habitat natural. Já o filhote de capivara, encontrado no bairro Barracão, foi vítima de atropelamento. Em estado de saúde estável, o animal receberá cuidados veterinários e será reintegrado a um ambiente isolado da presença humana.
Outro resgate envolveu um bugio, localizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) às margens da rodovia BR-470. O primata foi direcionado ao hospital veterinário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para avaliação e tratamento, com posterior reabilitação conduzida pelo IBAMA.
O secretário de Meio Ambiente, Volnei Tesser, reforça a importância de que a população não manuseie animais silvestres ao encontrá-los.
“É muito importante que a população fique atenta aos casos de aparição de animais silvestres e, quando verificarem a sua presença, não manuseiem os mesmos, devendo contatar as autoridades responsáveis. As nossas equipes estão sempre atentas e trabalhando em prol da preservação da vida animal”, destacou.
Casos de aparição de animais silvestres podem ser reportados pelos telefones (54) 3055-7190, (54) 3055-7211 ou (54) 99223-1853.