Bento Gonçalves

Servidores públicos ficam sem receber salário em Bento Gonçalves

Pagamento não foi efetuado até o dia 31 de julho por falhas no sistema, de acordo com a prefeitura. Município, em nota, diz que irá penalizar a empresa ABASE Sistemas e Soluções Ltda

Servidores públicos ficam sem receber salário em Bento Gonçalves
Servidores públicos ficam sem receber salário em Bento Gonçalves (Foto: Cláudia Debona/Grupo RSCOM)

Em Bento Gonçalves, os servidores públicos estão com atraso no pagamento de salários, que deveria ter sido efetuado na última quarta-feira, 31 de julho. Há mais de 30 dias, a prefeitura do município enfrenta dificuldades com o novo sistema implantado, o que também resultou na falta de pagamento dos fornecedores e até mesmo, de acordo com o Executivo, no não repasse de uma verba pouco superior a R$ 6 mil que resultou no atraso do recebimento do Fundo Municipal da Saúde, de R$ 737 mil – situação resolvida no dia 24 deste mês.

Conforme o artigo 241 da Lei Orgânica Municipal, os servidores têm que receber o pagamento até o último dia útil, o que não ocorreu na Capital Nacional do Vinho. Além de não receber os vencimentos, os servidores alegaram que não conseguiram esclarecimentos da administração municipal. Ademais, a falta de pagamento aos fornecedores pode impactar negativamente na prestação de serviços essenciais à população.

Após a situação gerar indignação e apreensão entre os funcionários públicos, que dependem do pagamento pontual para o cumprimento de suas obrigações financeiras, o prefeito Diogo Siqueira fez um pronunciamento. Em vídeo, na tarde desta quarta-feira, 31 de julho, ele pede desculpas aos servidores e garante que uma equipe foi criada para garantir o pagamento dos salários nesta quinta-feira, 1º de agosto. Assista aqui.

 

Nota da Prefeitura

A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Procuradoria Geral do Município, está adotando as medidas legais, com aplicação de penalidade à empresa ABASE Sistemas e Soluções Ltda, pelo atraso na finalização da implantação do sistema para pagamento da folha do mês de julho, do servidor público, no sentido de responsabilizar a empresa por eventuais prejuízos.

Em virtude das inconsistências de migração de dados ainda existentes no sistema, não foi possível realizar o pagamento dos servidores Municipais Ativos, nesta quarta-feira, 31 de julho. A folha dos aposentados e pensionistas, contendo 1.753 beneficiários, foi gerada em tempo hábil e encaminhada ao banco para pagamento nesta data.

A Prefeitura destaca que a valorização do servidor público é prioridade da administração Municipal, sendo que nos últimos anos o pagamento sempre foi executado antecipadamente.

Ainda ressalta que as equipes continuam trabalhando ininterruptamente para finalização dos dados para a efetivação do pagamento nesta quinta-feira, 01º/08. Agradecemos a compreensão e salientamos o compromisso da Administração Municipal com os seus servidores e pedimos desculpas pelos transtornos causados.