Rota dos Capitéis: Nova reunião de alinhamento do projeto é realizada no CIC de Bento Gonçalves

O objetivo foi acompanhar o andamento e alinhar as próximas ações do projeto turístico, que integrará 10 municípios, unindo capitéis, igrejas e grutas

Publicado por
09:37 - 01/11/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Rota dos Capitéis: Nova reunião de alinhamento do projeto é realizada no CIC de Bento Gonçalves

Foto: Divulgação

No dia 27 de outubro, sexta-feira passada, o secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Davi Da Rold, juntamente com o secretário de Turismo do Estado, Luiz Fernando Rodriguez Jr, participou de uma reunião no Centro Empresarial de Bento Gonçalves (CIC-BG) para discutir o progresso do projeto “Rota dos Capitéis – caminhos da imigração e fé“.

Este roteiro ambicioso tem como objetivo unificar os capitéis, igrejas, capelas e grutas existentes entre Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, Garibaldi, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Imigrante e Boa Vista do Sul. As reuniões ocorrem mensalmente e visam alinhar as ações relacionadas ao projeto.

O secretário de Turismo do município enfatizou a importância desse projeto para o desenvolvimento regional do turismo, envolvendo os 10 municípios da região e contando a história da imigração italiana e os caminhos de . Ele acredita que será mais um produto turístico atrativo, atraindo visitantes para Bento Gonçalves.

A concepção do projeto teve início em fevereiro de 2021, sendo idealizado pelos municípios participantes e pelo CIC. A “Rota dos Capitéis” busca oferecer uma nova alternativa turística integrando três modalidades: caminhada, cicloturismo ou até mesmo passeio de carro.

Para embasar o projeto, duas obras literárias foram utilizadas como fonte de pesquisa: o livro do Capitel de Fabiano Mazzotti e “Perto das Estrelas” de Charles Tonet e Tânia Tonet, com fotografias de Vicente Silveira. O trabalho de pesquisa foi conduzido pelo Circolo Trentino di Garibaldi, liderado pelas integrantes Mônica De Antoni Farias, Ângela Maria Peretti e Edi Mattuella Debenetti.

Bento Gonçalves servirá como ponto de ligação entre todos os municípios, estabelecendo as seguintes conexões:

  • Bento Gonçalves com Pinto Bandeira
  • Bento Gonçalves com Monte Belo
  • Bento Gonçalves com Santa Tereza
  • Bento Gonçalves com Garibaldi
  • Santa Tereza e Garibaldi
  • Monte Belo do Sul com Santa Tereza

A previsão é que a “Rota dos Capitéis – caminhos da imigração e fé” seja inaugurada no primeiro semestre de 2024, prometendo enriquecer a experiência turística na região.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp