Quatro homens foram flagrados furtando cabos de cobre, pertencentes a uma empresa de telefonia no Centro de Bento Gonçalves, nesta quinta-feira (5). Um indivíduo de 35 anos, considerado o líder do grupo, foi preso.
A Guarda Civil Municipal (GCM), após ser acionada pelo Centro de Operações, foi ao local indicado e flagrou os indivíduos cortando cabos elétricos em via pública e armazenando-os em um caminhão de frete. Questionados pelos agentes sobre a atividade, os suspeitos alegaram trabalhar para uma empresa terceirizada e obtiveram um documento que autorizava a remoção da rede elétrica. No entanto, os agentes desconfiaram da falsificação do papel por informações inconsistentes.
Para esclarecer a situação, os agentes entraram em contato com o coordenador da empresa responsável pela manutenção da rede. Foi confirmado que não havia autorização para retirada de cabos naquele endereço e que os indivíduos não faziam parte de nenhuma equipe da empresa. A operação resultou na recuperação de aproximadamente quatro toneladas de cabos de cobre frutos de furto que, se vendidos, poderiam gerar um lucro substancial para a quadrilha.
Diante dos fatos, os homens foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). O delegado de plantão lavrou o auto de prisão em flagrante contra o líder da quadrilha, que foi identificado como o mandante da ação criminosa. Ele foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves.