![Presidente do TRT Presidente do TRT](https://uploads.leouve.com.br/2024/12/BZHxxFzA-Ricardo-Hofmeister-de-Almeida-Martins-Costa-e-Rene-Tonello-_-Credito-Camila-Ruzzarin.webp)
O presidente do TRT4 (Tribunal Regional do Trabalho da 4.ª Região) Ricardo Hofmeistter de Almeida Martins Costa parabenizou a direção da Cooperativa Vinícola Aurora na condução dos trabalhos de Compliance e adequação às exigências no ambiente de trabalho. A manifestação veio na tarde desta sexta-feira, 6, no ambiente da própria Cooperativa, quando se realizou o segundo encontro sobre Boas Práticas de Governança Corporativa e Trabalhista. Hofmeister esteve no mesmo evento em 2023, apenas cinco dias após ser empossado como presidente do Tribunal. Ele encerrou o evento de agora parabenizando a Cooperativa e dizendo que ela deve ser vir como exemplo.
“Vocês reconheceram que havia problemas e olharam para a frente, buscando soluções. Terão sua marca fortalecida a partir de todo o trabalho realizado”, sentenciou.
O presidente do Conselho de Administração da Aurora, Renê Tonello também se manifestou, na condição de dirigente, mas também de agricultor, como fez questão de frisar.
“Promovemos mudanças profundas em todo o nosso sistema de trabalho e implantamos uma gestão moderna, inclusiva e com o DNA do cooperativismo”.
Como fio condutor das práticas adotadas, ainda segundo Tonello, duas perguntas foram feitas: Como será a empresa que queremos daqui a dez anos? Como é a empresa que a sociedade quer que a Aurora seja daqui a dez anos ?
O presidente reconhece que foi necessária uma mudança de cultura que exigiu estudo, capacitação de associados e funcionários, diálogo com entes públicos, aprendizado e resiliência,
“Foi muito duro, mas passamos com louvor pela safra de 2024 e as mudanças vieram para ficar. Não se volta para trás”,
Resumiu Tonello.
O prefeito Diogo Siqueira manifestou orgulho pelo trabalho realizado e lembrou que toda a sociedade sofreu com a questão de duas safras passadas.
“Ficamos com marcas em nossas almas que vamos tentar esquecer, mas também o setor público mudou. Passamos a exercer uma fiscalização mais intensa. É um trabalho complexo e seguiremos evoluindo em busca de soluções”,
manifestou-se o Prefeito.
Alémdas autoridades a tarde teve apresentação do trabalho desenvolvido pelas equipes da Aurora junto aos associados e conduzidos de forma profissional pela Cabanellos Advogacia. Houve explicação sobre os conceitos de compliance de boas práticas e demonstração do trabalho desenvolvido. Foram reuniões com mais de 500 famílias associadas. Houve distribuição de cartilhas e até um folheto com números úteis de telefones ( polícia, bombeiros, direitos humanos entre outros).
A Aurora aperfeiçoou o programa de qualificação junto às 1,1 mil famílias associadas, auxiliando na contratação de funcionários com carteira assinada, instruindo sobre alojamentos, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e outras obrigações previstas na legislação.
Na safra deste ano, 61 produtores cooperados foram vistoriados por meio de uma auditoria externa e mais de 60 foram fiscalizados pelo Ministério Público do Trabalho.Todos eles estavam em conformidade com a legislação trabalhista.).
Quem também prestigiou o ato foi o Secretário Estadual Gilmar Sossella. Ele lembrou que o trabalho temporário de safristas é sazonal e se dá em diversas culturas como a de frutas em Pelotas, maçã em Vacaria, – onde são necessários 15 mil trabalhadores, ou do fumo na região de Santa Cruz. Sossella instigou que a legilslação em tempos modernos deva prever esta condição especial e ainda lembrou que beneficiários de bolsas do Governo não querem assinar a carteira profissional para não perderam o benefício.
Crédito Gerson Lenhard/RSCOM