A Jornada Diocesana da Juventude deste ano de Bento Gonçalves ocorrerá em 31 de agosto, no distrito de Faria Lemos. Para tanto, a Paróquia Santo Antônio vai reunir jovens na noite desta sexta-feira, 21 a fim de prepará-los para o grande encontro.
É neste sentido que será realizada a primeira edição do Luau da Juventude. A atividade acontece no dia de São Luís Gonzaga, padroeiro dos jovens, das 19h às 20h30, no Colégio Marista Aparecida, no Centro. Trata-se de uma pré-Jornada Diocesana da Juventude, daquela que será a 8ª Jornada Diocesana da Juventude (JtchêJ). Para participar do encontro, desta sexta, que tem entrada franca, basta levar um prato de doce ou salgado para partilha ou uma bebida.
A JMJ diocesana é muito mais do que um encontro local de jovens católicos. Segundo definem seus coordenadores, trata-se de uma oportunidade de viver uma dimensão global da fé, partilhar experiências com coetâneos de toda Roma e sentir-se parte de uma comunidade internacional, abordando temas de interessses da fé e dos jovens ao mesmo tempo.
Para o reitor do Santuário de Caravaggio, acolher a Jornada Diocesana da Juventude é expressão de olhar Maria como jovem que ama e cuida dos jovens. “Estamos com os corações ardentes e nos colocamos a caminho, como fez Maria quando visitou Isabel. Os símbolos peregrinaram pela Região Pastoral e agora a Casa da Mãe, o Coração da Diocese de Caxias do Sul, acolhe os jovens de toda a nossa Igreja com alegria, porque Maria foi alegre. O Papa Francisco nos lembra que a alegria é missionária”, pontua o padre Ricardo Fontana.