JUSTIÇA

Júri condena homem a 8 anos de prisão por tentar matar a esposa em Bento Gonçalves

Julgamento que ocorreu nesta quinta-feira (14), foi referente ao crime cometido pelo réu contra a esposa em 3 de fevereiro de 2024

Julgamento
Comarca de Bento Gonçalves. (Foto: Arquivo/Leouve)

Alfeu Marini, de 59 anos, foi condenado a oito anos de prisão em regime semiaberto pelo crime de tentativa de feminicídio contra sua esposa, Sirlei Siega Marini, de 57 anos. O julgamento ocorreu nesta quinta-feira (14), no Fórum de Bento Gonçalves. A juíza Fernanda Ghiringhelli determinou que Marini será liberado condicionalmente, com o uso de tornozeleira eletrônica e prisão domiciliar. Com isso, ele não será levado imediatamente para o regime semiaberto.

O crime aconteceu em 3 de fevereiro de 2024, quando ele atacou a vítima com três facadas, duas delas pelas costas, na casa do casal, no bairro Ouro Verde, em Bento Gonçalves. De acordo com o Ministério Público, a agressão foi premeditada, motivada por ciúmes e marcada por frieza e brutalidade, características que sustentaram a acusação.

O julgamento

No julgamento, o júri, composto por cinco mulheres e dois homens, inicialmente fixou a pena em 16 anos de reclusão, reconhecendo a gravidade do ato. Contudo, a juíza aplicou uma redução pela metade, resultando na condenação de oito anos em regime semiaberto.

Durante o debate, o Ministério Público argumentou que o réu agiu com a intenção clara de matar, enquanto a defesa buscou minimizar as circunstâncias. Marini estava preso preventivamente desde o dia 4 de fevereiro. Ele recebeu da Justiça a proibição de se aproximar da esposa ou frequentar a residência dela. Essas medidas visam proteger a integridade da vítima.