Investir em prevenção foi um dos caminhos apontados em evento sobre saúde que reuniu um público de mais de 350 pessoas. Cenários, tendências e estratégias de liderança estiveram no centro das discussões na sexta-feira (23) em Bento Gonçalves. A programação integra as comemorações do centenário do hospital Tacchini e um dos destaques foi a presença do CEO do HCor de São Paulo, o médico gaúcho Fernando Torelly, que é idealizador da Agenda Executiva em Saúde.
Para Torelly o principal desafio que o Brasil tem na saúde é o de como cuidar de uma população que está envelhecendo com os poucos recursos que existem para isto.
“Será preciso mudar a forma como as pessoas cuidam da própria saúde. Não se pode apenas procurar o médico quando estiver doente, mas buscar o médico pra não ficar doente. É preciso trabalhar promoção da saúde e prevenção da doença. O nosso país não tem recursos para atender todos os doentes, pois não teremos no Brasil os cinco mil dólares per capita que a Europa tem para pra cuidar de uma população com a faixa etária envelhecida. Nós temos mil dólares per capita” adverte.
Outro alerta de Torelly passa pela constatação de que os preços na medicina, ao contrário do livre mercado em outras áreas, não são reduzidos à medida que a tecnologia avança.
“A demanda crescente e os medicamentos novos que resultam de muito investimento em pesquisa, a tecnologia de alto custo, tudo isto não permite queda no preço. E drogas novas e revolucionárias virão. Então, nosso problema não é o custo alto, mas o desperdício da má gestão, da corrupção, desperdício da ineficiência”.
Já Hilton Roese Mancio, superintendente executivo do Tacchini Saúde, destacou que a importância de eventos como o worksop num cenário de mudanças rápidas são essenciais para alinhar estratégias e continuar oferecendo o melhor em saúde para a comunidade.
“A troca de experiências e o aprendizado contínuo são fundamentais para a evolução do nosso setor.”