O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) encerra nesta terça-feira (30) o período de inscrições para mais de 1.100 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos. Os cursos presenciais serão oferecidos nos campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Vacaria e Viamão, com início das aulas previsto para o segundo semestre deste ano.
As opções de cursos abrangem diversas áreas do conhecimento, destinadas a candidatos com ensino médio completo (cursos técnicos subsequentes e graduações) ou àqueles que desejam combinar o ensino médio com um curso técnico, desde que tenham 18 anos ou mais (cursos técnicos integrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA).
Em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, há vagas nos cursos de Bacharelado em Agronomia (30), Licenciatura em Pedagogia (40) e Técnico em Hospedagem (30). A relação completa dos cursos está disponível no site ingresso.ifrs.edu.br, onde também é possível consultar os critérios de seleção.
Como fazer a inscrição
As inscrições vão até 30 de abril de 2024 e são feitas pelo sistema eletrônico. O link pode ser acessado pela capa do site de ingresso do IFRS, no botão “Inscrições”. Há vagas por acesso universal (qualquer pessoa pode se inscrever) e por cotas (reserva de vagas) para quem estudou em escola pública, pessoas com deficiência, para quem tem renda familiar igual ou inferior a 1 salário mínimo por pessoa, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
Embora os cursos do IFRS sejam gratuitos, a participação no processo seletivo requer o pagamento de uma taxa, que varia de R$ 20,00 a R$ 70,00, com exceção dos cursos EJA que são isentos.
Os candidatos que solicitaram a isenção da taxa precisam igualmente realizar a inscrição até o prazo estipulado, independentemente da aprovação do pedido. Ao final do processo, será emitido um comprovante de isenção ou um boleto bancário, conforme o caso.
Formas de seleção
Depois da inscrição, os candidatos serão submetidos a um processo seletivo que pode envolver provas (previstas para o dia 02 de junho de 2024), análise da nota do Enem a partir de 2018 ou sorteio, de acordo com o curso e o campus escolhido.
Para mais informações sobre a seleção e conteúdos programáticos das provas, os interessados podem consultar os editais do Processo Seletivo de Estudantes 2024/02.