O Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (SES), assinou nesta segunda-feira (16) um convênio com o Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, para a reforma e ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica da instituição. O repasse de R$ 2,3 milhões, viabilizado pelo Programa Avançar Mais, será destinado à adequação de 10 leitos, promovendo melhorias estruturais e humanização no atendimento infantil.
A nova unidade ocupará uma área de 412,50 metros quadrados, mais que o dobro do espaço atual, no 4º andar do prédio B do hospital, localizado na Rua Dr. José Mário Mônaco, nº 358. A reforma ampliará os leitos individualizados, com adequações que atendem às normas vigentes e proporcionam privacidade e conforto às crianças e suas famílias. Metade dos leitos atuais é restrita ao uso de berços, limitando a assistência devido ao espaço reduzido.
O Hospital Tacchini é referência na Linha de Cuidado Materno-Infantil para gestantes de risco habitual nos municípios de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, abrangendo cerca de 160 mil habitantes. Também atende gestantes de alto risco em 22 cidades da Serra Gaúcha, uma população total de 320 mil pessoas.
Impacto do investimento
De acordo com a secretária adjunta da SES, Ana Costa, o Programa Avançar prioriza as necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a cerimônia de assinatura, realizada no gabinete da SES em Porto Alegre, ela destacou o caráter humanizado das melhorias.
“A gente olha exatamente para as necessidades do nosso Rio Grande somado a vontade de todos os participantes: hospitais, prestadores de saúde, prefeitos, enfim, todos aqueles que de alguma maneira terão que executar isso para que chegue no cidadão”, afirmou. “A privacidade do leito individualizado, o espaço para as famílias e as cores são detalhes para que essa criança que precisa desse atendimento e sua família se sintam menos impactadas possível por esse momento tão difícil que é estar num leito de UTI”, completou.
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, que participou do evento de forma online, também enfatizou a atenção dada pelo programa à saúde materno-infantil.
“Nós já temos muitas UTIs onde foram investidos recursos do Governo do Estado além 29 maternidades com repasses para obras de reforma, ampliação ou aquisição de equipamentos”, destacou.
Um marco para o centenário do hospital
O presidente do Conselho de Administração do Hospital Tacchini, Antônio Massignan, celebrou o convênio como um presente importante no ano do centenário da instituição.
“Esperamos que todos esses recursos que estamos investindo no hospital tragam benefícios para nossa comunidade e para as nossas crianças”, disse.
Com 263 leitos, sendo 125 destinados ao SUS, o hospital reforça seu papel como pilar do atendimento na Serra Gaúcha. A nova UTI pediátrica será voltada para crianças de 29 dias de vida até adolescentes de 13 anos, ampliando a capacidade de atendimento e modernizando o serviço para as próximas gerações.