Festa de Santo Antônio: Cartaz e ações da 146ª edição apresentados

Uma coletiva de imprensa na noite de segunda-feira é considerado o primeiro ato oficial das festividades

Publicado por
22:26 - 19/02/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Festa de Santo Antônio

A festa de Santo Antônio chega a este ano à sua 146ª edição e traz como tema “Do coração de Santo Antônio Brota a Fratenidade”. A temática fica estampada no cartaz – principal peça de divulgação do evento que vem com a cor de vinho predominante e faz jogo de ideias utilizando a palavra fraternidade – estamos em plena época da campanha da fraternidade com a figura do lírio, que transmite a ideia de brotar, nascer. Somam-se ainda figuras secundárias que compõem a mensagem: o coração, família, união, inclusão e o abraço.

 

A apresentação, numa coletiva de imprensa, aconteceu na noite de segunda-feira e é considerada a primeira ação oficial do evento. Contou com a participação dos festeiros, festeiros jovens e da equipe de padres e irmãs que trabalham ma Paróquia de Santo Antônio, em Bento Gonçalves. As boas vindas ficaram por conta da mensagem do Pároco Volmir Comparin e do assessor de imprensa da Paróquia, jornalista Felipe Padilha.

 

festa de Santo AntônioA programação religiosa tem início no dia 11 de março com a procissão luminosa que ao mesmo tempo é um evento introdutório para a Jornada Diocesana da Juventude de 2024 que foi apresentada pelo Padre Gustavo ( à esquerda na foto) e um grupo de jovens assessores. Outro ponto alto da programação religiosa será a presença em Bento Gonçalves nos dias 18 e 19 de março de relíquias de Santa Teresinha (o fêmur e um dos calcanhares ficam dentro de uma urna). A vinda das relíquias estarão em Caxias do Sul com as irmãs Carmelitas, que concederam sua passagem para a celebração da festa de Santo Antônio que tem seu ápice com as celebrações religiosas e almoço festivo em 13 de junho.

Programação Social

A programação social da festa se inicia em 15 de março com a entrega do troféu Tonito aos festeiros da última edição. Depois tem o chá das Zeladoras de Capelinhas em 14 de abril e o tradicional Jantar do Codeguim em 20 de maio.

Dentro das atividades dos festeiros estão as visitas da imagem do Santo que este ano iniciam em 01 de abril passando nos primeiros dias nas três escolas católicas da cidade. Após passar pelas capelas e comunidades as visitas serão encerradas no presídio estadual.

Números da festa

Adequada aos novos tempos, a Festa de Santo Antônio tem inserção das redes sociais. Na sua 145ª edição foram 512 mil pessoas alcançadas pelas redes sociais. Na mídia tradicional o evento foi alvo de 110 reportagens em jornais, sites noticiosos e rádios; foram distribuídos 6,5 mil pãezinhos nas trezenas e 38 mil no dia 13 de junho.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp