Duas coleções de livros e um traço em comum, o trabalho. Um projeto cultural da Associazone Veneti nel Mondo e do Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul, chamado L’Ottava Provincia Torna in Vêneto, levou duas coleções de livros para serem lançadas na Itália.
Leia mais
O primeiro lançamento, data de 2021 e foi idealizado pelo jornalista Ademir Antônio Bacca e organizado em parceria com o escritor Luis H. Rocha, teve grande repercussão por ocasião do lançamento no Brasil e se consagrou como uma das mais importantes obra sobre o tema. A trilogia 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, com 1.200 páginas em três volumes, conta a história da imigração italiana desde a demarcação das colônias imperiais em 1870 até os dias atuais. Aborda os aspectos sociais, culturais e históricos bem como as ondas migratórias que aconteceram no decorrer do século XX.

Aldo Marin, presidente da Associazone Veneti nel Mondo e Andrea Nardin, Presidente da Província de Vicenza, recebendo o livro da coleção Lavoro Italiano das mãos do autor, Luis H. Rocha.
No mês de outubro foi a vez de apresentar o primeiro volume da Coleção Lavoro Italiano, Os Imigrantes, o Transporte e o Progresso, de autoria de Luis H. Rocha com os autores convidados. Floriano Molon, Catia Dal Molin, Maria Stefani Dalcin e Marilice Daronco participam da coleção, que aborda setores onde a força de trabalho do imigrante foi determinante para o desenvolvimento econômico do setor, do estado e do país.
A comitiva de brasileiros foi recepcionada por autoridades e doou exemplares dos livros a bibliotecas, associações, jornalistas e autoridades. Visitou as cidades de Treviso, Vicenza, Veneza, Verona e Pádua entre outras.
Culturas entrelaçadas
A agenda cultural, nas palavras do Presidente da Primeira Comissão do Conselho Regional do Veneto, Cristiano Corazzari, foi ‘‘uma jornada que representa uma ponte que liga dois mundos, duas culturas e duas histórias entrelaçadas num abraço amoroso. (…) Estas publicações representam um testemunho da determinação, coragem e resiliência dos nossos antepassados venezianos que contribuíram significativamente para a construção da sociedade brasileira.’’
Rocha, que mantém um blog no portal Leouve sobre a imigração, destacou que “foi de extrema importância essa troca cultural, levar aos descendentes de quem ficou na Itália, o relato dos descendentes daqueles que vieram. Além disso, no caso específico da Coleção Lavoro, houve uma extensa pesquisa para o próximo volume “Os Imigrantes, a Madeira e o Móvel” que tem seu lançamento programado para o ano que vem”.
As obras foram patrocinadas pelas empresas do Grupo Bertolini, Grupo Zaffari, Ceran e Randoncorp.