Bento Gonçalves

Duas coleções de livros fazem ponte entre a imigração italiana e o trabalho de seus descendentes

Os livros versam sobre empresas, empres[arios, prefeituras e atividades que impulsionaram famílias de descendentes de italianos no RS

Duas coleções de livros
Presidente da Associazone Venelti nel Mondo, Aldo Marin, em Camisano Vicentino, cidade natal da Associação Veneti nel Mondo, destacou a importância da obra

Duas coleções de livros e um traço em comum, o trabalho. Um projeto cultural da Associazone Veneti nel Mondo e do Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul, chamado L’Ottava Provincia Torna in Vêneto, levou duas coleções de livros para serem lançadas na Itália.

O  primeiro lançamento, data de 2021 e foi  idealizado pelo jornalista Ademir Antônio Bacca e organizado em parceria com o escritor Luis H. Rocha, teve grande repercussão por ocasião do lançamento no Brasil e se consagrou como uma das mais importantes obra sobre o tema. A trilogia 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, com 1.200 páginas em três volumes, conta a história da imigração italiana desde a demarcação das colônias imperiais em 1870 até os dias atuais. Aborda os aspectos sociais, culturais e históricos bem como as ondas migratórias que aconteceram no decorrer do século XX.

Duas coleções de livros
Aldo Marin, presidente da Associazone Veneti nel Mondo e Andrea Nardin, Presidente da Província de Vicenza, recebendo o livro da coleção Lavoro Italiano das mãos do autor, Luis H. Rocha.

No mês de outubro foi a vez de apresentar o primeiro volume da Coleção Lavoro Italiano, Os Imigrantes, o Transporte e o Progresso, de autoria de Luis H. Rocha com os autores convidados. Floriano Molon, Catia Dal Molin, Maria Stefani Dalcin e Marilice Daronco participam da  coleção, que  aborda setores onde a força de trabalho do imigrante foi determinante para o desenvolvimento econômico do setor, do estado e do país.

A comitiva de brasileiros foi recepcionada por autoridades e doou exemplares dos livros a bibliotecas, associações, jornalistas e autoridades. Visitou as cidades de Treviso, Vicenza, Veneza, Verona e Pádua entre outras.

Culturas entrelaçadas

A agenda cultural, nas palavras do Presidente da Primeira Comissão do Conselho Regional do Veneto, Cristiano Corazzari, foi ‘‘uma jornada que representa uma ponte que liga dois mundos, duas culturas e duas histórias entrelaçadas num abraço amoroso. (…) Estas publicações representam um testemunho da determinação, coragem e resiliência dos nossos antepassados venezianos que contribuíram significativamente para a construção da sociedade brasileira.’’
Rocha, que mantém um blog no portal Leouve sobre a imigração, destacou que “foi de extrema importância essa troca cultural, levar aos descendentes de quem ficou na Itália, o relato dos descendentes daqueles que vieram. Além disso, no caso específico da Coleção Lavoro, houve uma extensa pesquisa para o próximo volume “Os Imigrantes, a Madeira e o Móvel” que tem seu lançamento programado para o ano que vem”.

As obras foram patrocinadas pelas empresas do Grupo Bertolini, Grupo Zaffari, Ceran e Randoncorp.