A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves realizou na noite de segunda-feira uma sessão solene que teve por escopo homenagear o Centro da Indústria Comércio e Serviços de Bento Gonçalves. Iniciativa do vereador Anderson Zanella (PP), subscrita pela totalidade de seus pares, a concessão de portaria de Louvor e agradecimento foi prestigiada por diretores da entidade empresários e representantes de entidades e contou com a participação do prefeito Diogo Siqueira.
Ao justificar a homenagem o vereador Zanella lembrou as difíceis circunstâncias para a realização dos eventos
“Tivemos o adiamento da Fenavinho e da ExpoBento e com isto todas as implicações com expositores e programação artística, motivada pela enchente de maio. Depois veio a decisão de remarcar as festas e realizá-las, o que se demonstrou uma decisão acertada”.
O presidente do CIC Carlos Lazzari citou as centenas de pessoas que se revezaram nas direções de ambos os eventos anteriormente e que reverenciar o passado sempre é acertado. O CIC vai realizar em 2025 a 20ª edição da Fenavinho e esta será a quinta edição sob a responsabilidade da entidade. Ele fez questão de citar os primeiros presidentes das feiras, Moyses Michelon, da Fenavinho em 1967 e Paulo Caleffi, da ExpoBento em 1990.
“A Fenavinho é a feira mãe de diversos outros eventos semelhantes como as feiras do setor moveleiro, que vieram depois”,
refletiu Lazzari, lembrando ainda que tudo isto redundou na consolidação do Parque de Eventos, equipamento que muitas cidades maiores do que Bento Gonçalves não possuem.
O envolvimento comunitário do CIC, sua capacidade em realizar eventos e unir o empresariado e outras entidades na busca de ações afirmativas para a comunidade, tal qual o movimento Unidos Por Bento foi destacada pelo prefeito Diogo Siqueira que também ocupou a tribuna.