O Banco de Leite Humano do Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, enfrenta uma situação de alerta devido à queda nos estoques de leite materno. Atualmente, pouco menos de 29,5 litros estão disponíveis, quantidade suficiente para atender os bebês da UTI Neonatal por 12 dias.
O período festivo do final de ano, marcado por encontros familiares e viagens, tem levado a uma diminuição significativa nas doações de leite materno. Essa redução compromete diretamente o atendimento aos bebês que mais precisam desse alimento essencial, especialmente os prematuros e aqueles com baixo peso.
“Não tem nenhum outro alimento que se compare com o leite materno, pois ele é um alimento completo que os bebês precisam. Toda criança tem direito de receber e o nosso dever é garantir que elas recebam esse alimento tão importante” descreve a nutricionista do Banco de Leite Ama Tacchini, Graziela Zortéa.
Quem pode doar
Mulheres em período de amamentação podem contribuir com o Banco de Leite, seja comparecendo à unidade, que funciona diariamente das 8h às 18h (mediante agendamento), ou agendando a coleta domiciliar gratuita.
Atendimento regional
O Banco de Leite do Tacchini é o único da Serra Gaúcha, o que amplia sua responsabilidade. Para facilitar as doações, o hospital organiza a coleta em domicílio nos municípios de Flores da Cunha, Caxias do Sul, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha.
Como ajudar
Interessadas em contribuir podem entrar em contato pelo telefone (54) 3055-0303, pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (54) 9.9237-1842. As doações são fundamentais para garantir o atendimento aos recém-nascidos que mais precisam.