VEREADORES

Bento Gonçalves presta homenagem a Engenheiro de Minas Gerais que coordenou trabalhos durante desastres de 2024

Moção de Aplauso foi aprovada na presença do Engenheiro Jeffiter Rodrigues de Oliveira que utilizou a tribuna para agradecer

Bento Gonçalves
Luiz Carlos de Mari (Secretario de Agricultura) e o presidente Zanella com o homenageado e Vicente Tomasi do Trail Club. Crédito/Gerson Lenhard

Bento Gonçalves, através de seus vereadores, prestou uma moção de aplauso ao engenheiro Jeffiter Rodrigues de Oliveira na sessão ordinária desta segunda-feira, 31 de março. A proposição do vereador Paulo Souto, PSDB, visava agradecer os serviços deste engenheiro de Minas que representou o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Minas Gerais, prestando consultoria em serviços geotécnicos e hidrológicos a partir de maio do ano passado, quando ocorreram os impressionantes deslizamentos nas encostas do interior do município gaúcho.

Como destacou o vereador proponente da homenagem , a participação do governo de Minas Gerais e da equipe técnica do CREA-MG nas ações pós-catástrofe foi muito relevante e permitiu que laços fraternos se criassem. Presente à aprovação da Moção de Aplauso o homenageado ocupou a tribuna e durante 15 minutos relatou não ser o único engehneiro presente e que até hoje recebe ligações do Prefeito e de pessoas da cidade acerca de consultas técnicas. Cerca de 60 pessoas, entre elas cinco enhengeiros de Minaa estiveram na cidade por aproximadamente 20 dias. Jeffiter Rodrigues de Oliveira foi o responsável pela coordenação da equipe que atuou em Bento Gonçalves.

“O aplauso é a todos aqueles que contribuíram, a todos aqueles que dedicaram horas de vida, horas de família, horas longe de casa. Foram 22 dias aqui atuando. Foram 22 dias de horário só para início, sem horário de final”

destacou. 

Jeffiter ainda agradeceu aos servidores públicos e voluntários que atuaram juntamente com os profissionais da geologia, geotecnia, engenharia, bombeiros, militares e demais, além do acolhimento das comunidades onde eram realizados os trabalhos após os graves deslizamentos de terra.

Não só eu, mas como vários outros colegas da engenharia, técnicos, tivemos o prazer de ser recebidos em casas, de portão aberto, de ter um café, um vinho oferecidos, ter uma água oferecida, até mesmo um almoço oferecido

Ele destacou em seu pronunciamento que os estudos geológicos e hidrológicos, realizados vão auxiliar para que a cidade e seus moradores estejam preparados caso aconteça novamente.

comentou.

“Infelizmente, a gente sabe que estamos sujeitos a isso [novas catástrofes], mas se acontecer, que estejam melhores preparados e, obviamente, contarão com todos nós”,

O homenageado explicou que esse trabalho é voluntário e feito com total profissionalismo, reforçando que a cidade sempre terá apoio quando for necessário.