Balsa de Santa Bárbara: Vistoria da Marinha é adiada para quinta-feira (8)

Segundo a Selt, procedimento foi atrasado por questões de documentação. Operação do serviço deve ser retomada na sexta-feira (9)

Publicado por
11:56 - 06/08/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: @juntospelars431pontestabarbara/Divulgação

Mais uma vez, foi frustrada a expectativa de quem esperava utilizar logo o serviço de travessia do Rio Taquari, entre os municípios de Bento Gonçalves e Santa Tereza com São Valentim do Sul. A vistoria final da Balsa de Santa Bárbara pela Marinha do Brasil, inicialmente agendada para esta terça-feira (6), foi adiada para quinta-feira (8).

A inspeção é necessária para determinar o número necessário de marinheiros a bordo e verificar o cartão de tripulação. Jander Heberle, diretor da empresa responsável pela balsa (Lacel), havia informado na última sexta-feira (2) que a vistoria ocorreria nesta terça-feira, com o retorno das operações previsto para quarta-feira (7).

Entretanto, a Secretaria de Logística e Transportes (Selt) comunicou no final desta manhã que a vistoria acontecerá na quinta-feira, e as operações devem ser retomadas na sexta-feira (9). A Selt explicou que o adiamento se deve ao fato de a nova balsa requerer um procedimento diferente de inscrição na Marinha em comparação à anterior, que era usada.

“Antes da vistoria, é necessário que a balsa seja inscrita na Marinha. A Capitania se prontificou a agilizar os processos, mas a vistoria só poderá ser executada após o registro ser concluído. Nesta quarta-feira (7), a empresa deverá comparecer à Capitania de Porto Alegre para assinar a documentação e protocolar a requisição para vistoria. Na quinta-feira, a vistoria deve ocorrer. Na sexta, as operações devem ser retomadas”, afirmou a secretária.

Até o momento de fechamento desta reportagem, a empresa Lacel não se manifestou sobre o adiamento para reportagem do Grupo RSCOM.

*Atualização:

Nesta terça-feira (7), a balsa passou por uma outra vistoria, por parte de representantes do governo do Rio Grande do Sul. De acordo com a Selt, “o Estado é o contratante do serviço e foi verificar o estado da travessia, quanto a operacionalidade, estado das rampas de acesso e outros pontos importantes para a segurança e eficiência”.

Saiba a situação dos acessos pela ERS-431:

Fique atento: trechos da ERS-431, em São Valentim do Sul, tem pontos críticos

 

*Notícia atualizada na quarta-feira (7), às 09:42.

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp