Nesta terça-feira (6), a balsa de Santa Bárbara foi inspecionada por representantes do governo do Rio Grande do Sul. A vistoria final, conduzida pela Marinha do Brasil, está agendada para quinta-feira (8). A expectativa é que a travessia entre Bento Gonçalves e Santa Tereza com São Valentim do Sul seja retomada na sexta-feira (9).
Leia mais
Segundo a Secretaria de Logística e Transportes (Selt), a inspeção foi realizada para avaliar a operacionalidade da travessia, as condições das rampas de acesso e outros aspectos cruciais para garantir segurança e eficiência. A Selt confirmou que tudo está regularizado até o momento.
A vistoria final da Marinha é essencial para determinar o número de marinheiros necessários a bordo e verificar o cartão de tripulação. Jander Heberle, diretor da empresa responsável pela balsa (Lacel), havia previsto que a inspeção ocorreria nesta terça-feira (6) e que as operações seriam retomadas na quarta-feira (7). No entanto, a vistoria foi adiada para quinta-feira (8) devido a questões de documentação.
A Selt explicou que o adiamento ocorreu porque a nova balsa requer um procedimento de inscrição diferente do utilizado para a balsa anterior. A Capitania está trabalhando para agilizar os processos, mas a vistoria só poderá ser realizada após a conclusão do registro. Nesta quarta-feira (7), a empresa irá à Capitania de Porto Alegre para assinar a documentação e protocolar a solicitação para a vistoria.
Saiba a situação dos acessos pela ERS-431:
Fique atento: trechos da ERS-431, em São Valentim do Sul, tem pontos críticos